Ouvindo...

Brasil escolhe ‘Retratos Fantasmas’, de Kleber Mendonça, para disputar Oscar

Academia Brasileira de Cinema definiu o representante do país na busca pela estatueta em 2024 na manhã desta terça (12)

Filme ‘Retratos Fantasmas’, de Kleber Mendonça Filho, foi escolhido pelo Brasil para representar o país no Oscar

O filme “Retratos Fantasmas”, do diretor Kleber Mendonça Filho, foi eleito pela Academia Brasileira de Cinema para disputar a inédita estatueta do Oscar para o Brasil em 2024, na categoria melhor filme internacional. O anúncio foi feito na manhã desta terça (12) após reunião do Comitê de Seleção presidido por Ilda Santiago, e divulgado nas redes sociais.

Kleber Mendonça Filho pode ser apontado, facilmente, como o mais prestigiado cineasta da nova geração. O nova longa-metragem do diretor pernambucano traz uma diferença fundamental em relação aos sucessos ‘O Som ao Redor’, ‘Aquarius’ e ‘Bacurau’. ‘Retratos Fantasmas’ trata-se de um documentário, ao menos na forma, que busca reconstruir e reencenar a história do Recife. O crítico de cinema Inácio Araújo define o filme como “estimulante”.

Além de “Retratos Fantasmas”, outros cinco filmes brasileiros concorriam para serem indicados pelo país. Eram eles “Estranho Caminho”, “Noites Alienígenas”, “Nosso Sonho - A História de Claudinho e Buchecha”, “Pedágio” e “Urubus”.