Já virou um lugar comum dizer que Tony Ramos esbanja simpatia e generosidade. Para além disso, o paranaense que completa 75 anos nesta sexta (25) tornou-se um dos principais rostos da teledramaturgia brasileira, quase sinônimo de novela para o grande público.
A estreia aconteceu ainda na TV Tupi, em 1965, numa discreta participação em “A Outra”, quando brilhavam os astros de então, casos de Walmor Chagas, Vida Alves e Geórgia Gomide.
Atualmente no ar em “Terra e Paixão”, de Walcyr Carrasco, na pele do vilão Antônio La Selva, Tony encarnou diversas personagens marcantes ao longo de quase 60 anos de carreira, acumulando mais de 70 atuações. Aproveitamos a ocasião para relembrar algumas delas.
“A Viagem” (1975)
A versão original da novela “A Viagem” foi ao ar pela TV Tupi, em 1975. Escrita por Ivani Ribeiro, trazia no elenco nomes como Eva Wilma, Irene Ravache, Rolando Boldrin, Joana Fomm e Carmen Silva. Tony Ramos dava vida a Teófilo Moraes, o Téo, personagem central na intriga, que, na refilmagem de 1994, foi interpretado por Maurício Mattar.
“O Astro” (1977)
Com dramaturgia de Janete Clair e direção compartilhada entre Daniel Filho e Gonzaga Blota, a novela “O Astro” se tornou um dos maiores sucessos da TV brasileira, indo ao ar em 1977. No elenco, estavam Francisco Cuoco, Dina Sfat, Elizabeth Savalla e Tony Ramos, entre outros. Tony dava vida a Márcio Hayala, o filho da milionária família envolvida na trama cheia de reviravoltas.
“Bebê a Bordo” (1988)
O tema musical da novela composto por Eduardo Dussek já dava o tom de “Bebê a Bordo”, que estreou em 1988. Escrita por Carlos Lombardi, era uma comédia romântica, que bebia na fonte dos melodramas sem medo de ser feliz. Tony Ramos exibia sua veia cômica e protagonizava a novela ao lado de Isabela Garcia, no papel de Antônio Ladeira, o Tonico. José de Abreu e Maria Zilda também compunham o elenco.
“A Próxima Vítima” (1995)
Outro sucesso de arrasar quarteirão, frequentemente reprisado no quadro “Vale a Pena Ver de Novo”, da Rede Globo. Escrita por Silvio de Abreu, “A Próxima Vítima” estreou na tela de emissora em 1995, e já demonstrava toda sua vocação para o suspense. Tony Ramos vivia Juca, e contracenava com Susana Vieira, José Wilker, Aracy Balabanian, Cláudia Ohana, Lima Duarte, Paulo Betti, e outros nomes de peso da teledramaturgia nacional.
“Torre de Babel” (1998)
Mais uma novela de Silvio de Abreu que deu o que falar, “Torre de Babel” estreou em 1998. A história começa com um crime bárbaro cometido pela personagem de Tony Ramos, o perito em fogos de artifício José Clementino, contra sua mulher. O patrão, César Toledo, interpretado por Tarcísio Meira, o flagra no ato, e dá início a uma trama que envolve vingança e passionalidade. Glória Menezes, Maitê Proença, Cláudia Raia e Edson Celulari completam o elenco estrelado.
“Laços de Família” (2000)
Novela de Manoel Carlos que também marcou gerações, sobretudo pela história trágica envolvendo a personagem de Carolina Dieckmann, “Laços de Família” estreou na Globo no ano 2000. Aqui, Tony Ramos vive o boa praça Miguel, um homem marcado pela morte da esposa, dono de uma livraria, que é convidado pelo amor a recomeçar. Na novela, Tony contracena com Flávio Silvino, em sua primeira e única atuação após sofrer as sequelas de um acidente de carro.
“Mulheres Apaixonadas” (2003)
Atualmente em reprise no quadro “Vale a Pena Ver de Novo”, da Rede Globo, “Mulheres Apaixonadas” traz novamente a colaboração entre Manoel Carlos e Tony Ramos. O ator dá vida ao músico Téo, que vive um casamento conturbado com a personagem de Christiane Torloni. Com várias histórias paralelas que debatem os temas caros a Manoel Carlos, traz no elenco José Mayer, Susana Vieira, Giulia Gam, Marcello Antony, dentre outros.