O Grupo Corpo unirá opostos em cinco apresentações no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, no Centro de Belo Horizonte, com ingressos a partir de R$ 40, entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro. São elas: “Gil Refazendo” (2022), que possui trilha de Gilberto Gil, e “Breu” (2007), música de Lenine. Os espetáculos contam com coreografia de Rodrigo Pederneiras.
Inicialmente, o grupo traz o solar “Gil Refazendo” acompanhado da sensualidade que remete às canções de Gilberto Gil. Logo na sequência, o palco será tomado por “Breu” que, como o próprio nome diz, traz toda a simbologia da noite. Esta coreografia, inclusive, só foi dançada no país em 2007 e 2008.
Conforme o diretor artístico Paulo Pederneiras, a primeira parte do espetáculo é a criação mais recente do grupo. Ele destaca que é um balé feito pela primeira vez em 48 anos para ficar exatamente como o grupo gostaria. “Foi uma decisão corajosa, a de recriar do zero - mantendo a mesma trilha – e pode ser vista como uma metáfora da necessidade de se refazer tantas coisas importantes destruídas nos últimos anos”, disse.
Sobre Breu, ele conta que é “uma das obras mais fortes do repertório do Corpo” e que já queriam remontá-la há um tempo. “[...] foi escolha unânime por parte da companhia, hoje com bailarinos que nunca haviam dançado essa obra. Fora isso, Breu fala da violência que veio se intensificando nos últimos anos. E mais: exige muito preparo físico e técnico dos bailarinos e, portanto, bastante tempo e fôlego para chegar na excelência da sua execução”.
Serviço
Local: Grande Teatro Cemig Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1.537 - Centro)
Data e hora: De 30 de agosto a 3 de setembro de 2023 (Quarta a sábado, às 20h | Domingo, às 18h)
Classificação indicativa: Livre
Ingressos: