Ouvindo...

Câncer de intestino, luta pela vida e fim do casamento: o ano de Preta Gil que faz aniversário nesta terça

Confiante na cura, cantora completa 49 anos nesta terça-feira (8)

Preta Gil celebra 49 anos hoje

A cantora Preta Gil celebra, nesta terça-feira (8), o 49º aniversário. Ao longo dos meses que antecederam a data, a artista foi diagnosticada com câncer de intestino, lutou pela vida ao sofrer uma septicemia e, no meio disso tudo, colocou um ponto final no seu casamento de quase 8 anos após descobrir que estava sendo traída.

Preta - que nunca romantizou a doença e é contra a positividade tóxica - também recebeu muito amor e carinho nesse período, teve o coração acalentado por familiares e amigos, celebrou sua última radioterapia e voltou aos palcos. Confiante na cura, a artista aguarda a cirurgia para retirada do nódulo, prevista neste mês.

Relembre o ano de Preta

Descoberta do câncer

Preta Gil revelou que estava com câncer no intestino no dia 10 de janeiro de 2023, após ter ficado seis dias internada em uma clínica no Rio de Janeiro. Ela foi hospitalizada após sentir um desconforto no estômago.

“Estive nos últimos 6 dias internada na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, por conta de um desconforto que vinha sentindo e graças a Deus, hoje recebi um diagnóstico definitivo. Tenho um Adenocarcinoma na porção final do intestino. Inicio meu tratamento já na próxima segunda- feira e conto com a energia de todos para seguir tranquila e confiante”, escreveu à época.

Sintomas

Preta teve seis meses de prisão de ventre e ficou dez dias sem ir ao banheiro. Mesmo assim, ela não procurou ajuda médica. “Quando eu fazia as fezes, ela tinha sangue, muco e um formato diferente. É importantíssimo nós olharmos nossas fezes. Ela ficou achatada, olhava aquilo e achava normal”, contou em entrevista ao “Mais Você” em junho. “Como o câncer é no reto, ele impede a passagem. Então elas saem achatadas”, esclarece.

Além dos sintomas, Preta teve “picos de pressão alta” e “muita dor de cabeça”. “O diagnóstico foi uma cefaleia. Acordei numa quinta e, quando fui andar até o banheiro, senti escorrer sangue das minhas pernas. Era muito sangue. Tive um desmaio, me levaram às pressas para o hospital, médicos pediram exames, tomografia. Na primeira, apareceu um tumor de seis centímetros”, relembra.

Ela conta que não tinha feito exame de colonoscopia - exame que visualiza o intestino - e alerta que todo mundo aos 45 anos deve fazer. “Não espere passar mal, sentir alguma coisa”, destaca. Sobre o tumor, ela completa: “a parte maligna dele é um pólipo pequeno, no meio dele, como se fosse uma carne”.

Fim do casamento

O fim da relação com o personal trainer Rodrigo Godoy, de 34, também deixou Preta Gil bastante abalada. “Quando a gente casa na igreja o padre fala: ‘na alegria e na tristeza, na saúde e na doença’. Então você não imagina que em um momento tão difícil você vai se sentir desamparada. A sua expectativa de cuidado não vai ser atendida”, começa Preta.

Sobre o fim da relação, ela chegou a pensar: “Será que eu devo?”. Em meio às dúvidas, ela conversou com médicos e analistas. “Eu já estava insatisfeita com algumas coisas do casamento e, com o diagnóstico, eu fiquei me sentindo ainda mais insatisfeita do que estávamos vivendo como casal”, conta.

A dúvida foi sanada após ela refletir: “Eu não preciso me curar pra separar”. “Foi uma das dores mais profundas que eu senti na vida. Primeiro porque existia muito amor, eu tinha nele também isso de cuidar de mim, projetei muito isso, isso é uma coisa a se repensar”, comenta.

Perda de consciência

Preta revelou que após sofrer uma septicemia, em março, teve 4 horas de perda de consciência, precisou ser reanimada e ficou 20 dias internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O desabafo foi feito em entrevista à Revista Marie Claire, em junho.

Depois, no Mais Você, da TV Globo, Preta trouxe mais detalhes. “Normalmente, a bactéria entra no nosso organismo. Essa bactéria tá na nossa pele, ela tá na pele de todo mundo, mas essa bactéria especificamente ela entra na corrente sanguínea e causa um estrago dentro do organismo”, conta.

“No meu caso, os órgãos que mais sofreram foram o pulmão, tive uma pneumonia muito grave, o pâncreas e o fígado. Eu tive uma pancreatite muito séria”, acrescenta. A bactéria se alojou no cateter da quimioterapia. “No quinto ciclo não conseguia ficar bem, fiquei acamada e o médico falou que não estava certo. Ele foi até mim e me levou para o hospital imediatamente”, relembra.

Preta teve 4 horas de perda de consciência, precisou ser reanimada e ficou 20 dias internada em uma UTI. “A segunda chance que estou tendo agora é o hoje”, enfatiza. Ela ainda alertou sobre a saúde ser colocada, muitas vezes, em segundo plano. Agora, com o término da radioterapia, ela fará em agosto uma cirurgia para retirada do tumor. “Com esperança de que a rádio tenha diminuído o tumor”, completa. Após o procedimento, ela usará uma bolsa de colostomia para cicatrização do ânus.

Última radioterapia

“Agora são dois meses de pausa. A cirurgia e a cura virão”, disse Preta Gil ao celebrar a última sessão de radioterapia no dia 6 de junho. Além da artista ganhar uma festa em comemoração da data, ela recebeu uma homenagem da equipe médica do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde ela concluiu o tratamento.

Sob muita emoção, a cantora se deparou com vários momentos especiais registrados em fotos penduradas em um varal no local. Os profissionais deixaram mensagens para a cantora, dentre eles, a médica oncologista Cecilia Souza.

“Preta, você teve um tratamento de grande sucesso. Você está terminando tudo isso, nós vamos lembrar de você com muito carinho e espero que você também se lembre da gente com muito carinho”, disse.

“Pretinha, o que falar de você, né? Você veio para cá para um tratamento oncológico e se tornou tão especial para as nossas vidas. Que Deus te abençoe, te ilumine, que você continue com essa luz, esse amor e que todas as bênçãos caiam sobre você. Eu te amo e obrigada por deixar eu cuidar de você", comentou Elisangela, que não teve a função exercida divulgada.

Volta aos palcos

Depois de algumas participações em shows, Preta anunciou a volta aos palcos no dia 16 de julho após ser liberada pelos médicos. Desde janeiro, quando foi diagnosticada com câncer de intestino, a artista não realiza mais shows. “Meus amores, muito feliz com essa notícia que venho dar a vocês!!! Fui liberada pelos meus médicos a participar da turnê nacional ‘Nós, a Gente’ e estarei nos shows do Rio, BH, São Paulo e Salvador com toda nossa Família Gil!!!”, escreveu a cantora na ocasião.

Afastamento das redes sociais

Preta Gil decidiu se afastar das redes sociais para cuidar da sua saúde mental no dia 12 de julho. A artista relatou que a “dor e a decepção” são motivadores para que ela se distancie da internet. “Queria começar esse texto dizendo que estou doente e não me refiro ao câncer. Estou doente emocionalmente. Nesses últimos três meses tentei de todas as maneiras me manter sã dentro do possível, onde minha vida que já estava muito difícil, ficou bem pior. Eu me cuido, tenho psiquiatra, psicanalista, terapeuta, rede de apoio e, mesmo assim, a dor e a decepção são tão, mas tão fortes, que eu adoeci”, começou.

“Eu decidi que preciso me ausentar das redes sociais e mergulhar mais fundo na minha cura emocional e espiritual, pois sinto que essa dor está atrapalhando meu processo de cura do câncer”, acrescentou Preta.

A artista citou que está sendo amparada, mas que este afastamento será necessário. “Tenho amigos fiéis que não me abandonaram, uma família que é meu alicerce, fãs lindos que me enchem de amor, a melhor equipe médica e mais um monte de gente que me ama e me apoia. Me sinto grata demais por isso”, destacou.

“Não se preocupem comigo, sei que vou superar, sei que vai passar. O tempo é rei. Sei também que vencerei e me curarei dessas doenças. Obrigada pelo carinho e amor, até breve”, finalizou Preta.

Ao voltar para as redes sociais, a cantora comentou no dia 21 de julho que foi levada para o hospital após uma crise de estresse. “Era uma crise de ansiedade severa, só quem já teve sabe do que estou falando, é muito desagradável. Não precisei ficar na clínica, fui medicada pelo meu psiquiatra e tive alta”, disse.

Atualmente, Preta está mais presente nas redes sociais. Ela dividiu com seus seguidores fotos da sua viagem para o Maranhão e ao lado de amigos, como Carolina Dieckmann.

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.