Ouvindo...

Tempestade solar pode causar o ‘apocalipse da internet’?

Tempestade solar, conhecida também como magnética, deve atingir a Terra em 2025

Tempestade solar deve atingir a Terra em 2025

Já imaginou viver em um mundo sem internet? Informações de que uma tempestade solar atingirá a Terra em 2025 e ocasionará o “apocalipse da internet” deixaram várias pessoas em pânico. De fato, conforme o jornal The Washington Post, uma forte tempestade deste tipo poderia derrubar a internet no mundo. Porém, isso não deve ocorrer, como muito falado, daqui há dois anos.

Em 1859, por exemplo, uma tempestade solar conhecida como “Evento Carrington” causou vários estragos. À época, telégrafos dispararam e operadores foram eletrocutados. Em 1989, uma tempestade solar destruiu a rede elétrica de Quebec, no Canadá. Além disso, em 2012, uma tempestade deste tipo passou perto da Terra. Agora, o fenômeno deve chegar ao planeta em 2025, mas não tão grave a ponto de acabar com a internet no mundo, esclarece o The Washington Post.

A previsão é de que o sol atinja seu pico de último ciclo solar daqui há dois anos e, como resultado, uma tempestade se dirigirá à Terra. Apesar de não ser incomum, já que isso aconteceu 25 vezes desde o começo dos registros em 1755, conforme o “Daily Star”.

O site britânico alega que estudiosos estão apreensivos porque o ciclo atual “acelerou muito mais rápido” do que o normal. Além disso, eles notaram “mais manchas solares e erupções do que os especialistas previam”. “Alguns sistemas de rede podem sofrer colapso total ou apagões”, relata um porta-voz da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica ao portal.

O termo “apocalipse da internet” ganhou força após Sangeetha Abdu Jyothi, professora de ciência da computação na Universidade da Califórnia, fazer um trabalho de pesquisa citando o assunto. Após repercussão e distorções, ela disse que “se arrepende” de ter usado o termo por chamar muita atenção.

A NASA ainda não se pronunciou sobre um possível fim da internet ser causado por uma tempestade solar em 2025.

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.