Queridinho dos brasileiros, o filme “Como Se Fosse a Primeira Vez” é a atração da “Sessão da Tarde” desta terça-feira (13). O longa conta a história de Henry (Adam Sandler), um veterinário que se apaixona por Lucy (Drew Barrymore) que sofre de perda de memória recente.
O que poucos sabem é que a história do filme é inspirada em um casal real que mora na cidade de Spalding, na Inglaterra. Assim como Lucy perde a memória recente todos os dias ao acordar, Michelle Philpots também tem sua memória apagada todos os dias e só consegue lembrar até o ano de 1994 - quando tinha 30 anos.
A amnésia de Philpots é consequência de dois acidentes com automóveis, um em 1985 e outro em 1990. Em ambos, a inglesa sofreu danos cerebrais. Cerca de quatro anos após o segundo acidente, Michelle foi diagnosticada com epilepsia, no entanto, as condições de saúde deterioraram e começaram a afetar a memória.
Em um dos primeiros episódios da amnésia, Michelle foi demitida de seu trabalho após fazer inúmeras cópias de um mesmo documento. Atualmente, a inglesa está presa nas memórias de 1994 e ela conta com apoio de seu esposo Ian para ajudá-la a entender em qual ano está.
Apesar de no filme estrelado por Barrymore Lucy perder a memória a cada 24 horas, Michelle tem lapsos em períodos menores. Em alguns momentos, ela apresenta os esquecimentos em questão de minutos.
Philpots usa vários post-its e alarmes em seu celular para conseguir lidar com a doença. Apesar das adaptações a “nova” rotina, Michelle acredita que é difícil aceitar as limitações impostas pela sua condição. “Minha memória foi embora e não existe uma forma de retomá-la. Eu entendo a mudança, eu não posso ter a minha vida antiga de volta, mas eu acho difícil aceitar isso”, desabafou.
Além disso, seu esposo a relembra sobre datas importantes, como o casamento dos dois. “Eu fico frustrado, mas eu preciso manter a calma porque eu a amo. Eu a conheço por cerca de 30 anos, então eu sou sortudo por termos nos conhecido antes dela sofrer os acidentes, porque ela consegue se lembrar de mim”, explica Ian.
“Ela normalmente sabe que estamos casados, mas esquece do casamento. Por sorte temos muitas fotos para lembrá-la se não ela ia esquecer completamente. Ela ainda lembra de quando nos conhecemos. Ela só tem problemas com coisas do cotidiano”, conta o marido.
(Sob supervisão de Patrícia Marques)