Arte, música, tecnologia e arquitetura. Transformando o Centro de Belo Horizonte em um circuito iluminado, a 2ª edição da Festa da Luz propõe experiências sensoriais. O festival ocorrerá entre 11 e 14 de maio, com instalações, performances e shows. A programação é gratuita.
Para viver a experiência do circuito, o público poderá começar pelos edifícios Sulacap e Sulamérica (avenida Afonso Pena, 961), onde haverá uma instalação inflável criada pelo coletivo belo-horizontino chamado MIR.
Um dos principais nomes da arte contemporânea urbana internacional, Akacorleone, também fará parte do evento com uma instalação nos arcos do Viaduto Santa Tereza.
Em seguida, o público é convidado a transitar pela rua Sapucaí, onde conseguirá ver um letreiro da escritora indígena do Amazonas Marcia Kambeba e apreciar uma mulher gigante sentada sobre o Edifício Central, instalação da argentina Paula Duró.
As escadarias e o túnel do metrô prometem surpreender com instalações com poemas e tecnologia.
O edifício Itatiaia (rua da Bahia, 187) receberá apresentação de videomapping por VJs de destaque no cenário nacional.
Música
No sábado, de 16 às 22h, o coletivo Master Plano ocupa o palco debaixo do Viaduto Santa Tereza. Com a proposta de democratizar os “rolês” ocupando espaços públicos, os djs convocam uma festa recheada de múltiplos gêneros da música eletrônica.
Confira a programação
Viaduto Santa Tereza
Sábado
16h às 00h - Masterplano
Museu de Artes e Ofícios
Sábado
20h10 às 20h50 — Babadan Banda de Rua toca Milton Nascimento e VJ Homem Gaiola
21h20 às 22h Luisa e os Alquimistas e VJ Misteria
Domingo
20h10 às 20h50 — Iza Sabino e VJ Deise
21h20 às 22h — Jonathan Ferr convida Mac Júlia e VJ Vigas
Segunda edição
A primeira edição da Festa da Luz foi realizada em outubro de 2021 e tomou conta do centro de Belo Horizonte com 15 obras feitas por 15 artistas que ocuparam a fachada de edifícios tradicionais do Centro.
Serviço
Festa da Luz de Belo Horizonte
Data: 11 a 14 de maio de 2023
Instalações: quinta a domingo, 18h às 00h
Videomapping: quinta e sexta, 18h às 22h
Programação gratuita