A homenagem à Carrie Fisher, a princesa Leia de Star Wars, na Calçada da Fama de Hollywood, ocorre em meio a uma briga familiar entre a filha e os irmãos da atriz. Billie Lourd optou por não convidar os tios com a justificativa de que eles tentaram “lucrar” com a morte da atriz. Carrie morreu aos 60 anos em 2016 após sofrer um ataque cardíaco.
Todd Fisher, irmão da atriz, foi quem revelou não estar na lista de convidados para acompanhar a homenagem. "É de partir o coração e chocante para mim ter sido intencionalmente omitido de participar deste importante evento de legado para minha irmã, Carrie”, revelou ao TMZ.
Além dele, a meia-irmã de Carrie, Joely Fisher, publicou uma mensagem assinada por ela e a irmã Tricia Leigh Fisher sobre a situação. “Estranhamente, não estaremos presentes para celebrar nossa irmã, a quem adorávamos. Por alguma razão bizarra e equivocada, nossa sobrinha optou por não nos incluir neste momento épico da carreira de nossa irmã”, escreveu.
“Isso é algo que Carrie definitivamente gostaria que seus irmãos estivessem presentes. O fato de que seu único irmão e duas irmãs foram intencional e deliberadamente excluídos é profundamente chocante”, acrescentou.
Joely disse, ainda, que deixou que a sobrinha fizesse as coisas do seu “próprio jeito”. Ela completou: “Não se trata de uma sessão de fotos. Trata-se de celebrar a permanência do legado de Carrie nesta indústria, ocupando seu lugar com uma estrela na icônica calçada da fama ao lado de nossos pais”.
A filha de Carrie respondeu os tios em declaração ao The Hollywood Reporter. “Peço desculpas a qualquer um que esteja lendo isso por sentir a necessidade de me defender publicamente desses membros da família. Mas, infelizmente, porque eles me atacaram publicamente, tenho que responder publicamente. A verdade é que não os convidei para esta cerimônia. Eles sabem o porquê”, começou.
“Dias depois que minha mãe morreu, seu irmão e sua irmã decidiram processar sua dor publicamente e capitalizar a morte de minha mãe, fazendo várias entrevistas e vendendo livros individuais por muito dinheiro, com minha mãe e minha avó [atriz Debbie Reynolds]. Eu descobri que eles fizeram isso pela imprensa. Eles nunca me consultaram ou consideraram como isso afetaria nosso relacionamento. A verdade sobre o relacionamento muito complicado de minha mãe com sua família é conhecida apenas por mim e por aqueles que eram realmente próximos a ela”, acrescentou.
Lourd finaliza: “Embora eu reconheça que eles têm todo o direito de fazer o que quiserem, suas ações foram muito dolorosas para mim no momento mais difícil da minha vida. Eu escolhi e ainda escolho lidar com a perda dela de uma maneira muito diferente.”
homenagem póstuma
Em 2018, Mark Hamill (Luke Skywalker) liderou os apelos para que a parceira da franquia criada por George Lucas fosse homenageada na Calçada da Fama. No entanto, apenas cinco anos depois foi confirmado que ela seria agraciada. Para ele, a decisão foi “muito atrasada, mas também merecida”.
Dia de Star Wars
O primeiro “May the 4th” foi realizado em 2008. Na data, que é quase um feriado não oficial para fãs da série, eles costumam se vestir como os personagens, fazer encontros para debater sobre a saga, assistir novamente os filmes, dentre outras comemorações.
Da frase “May the force be with you”, “Que a força esteja com você”, nasceu o trocadilho “May the Fourth be with you”. Ou seja: “Que o 4 de maio esteja com você”, data em que se celebra o “Dia de Star Wars”.