Ouvindo...

Ouça as músicas mais tocadas do Raimundos

Baixista Canisso morreu nesta segunda-feira (13) aos 57 anos; banda marcou o rock nacional nos anos 90

Canisso (2º à esquerda) morreu nesta segunda-feira

A banda Raimundos se despediu, nesta segunda-feira (13) de um dos integrantes de sua formação original, o baixista José Henrique Campos Pereira, conhecido como Canisso.

Rodolfo, Canisso, Digão e Fred marcaram história com a banda que foi grande referência do rock nacional nos anos 90.

O grupo ganhou notoriedade por conta de suas letras irreverentes e por unir o punk rock com os ritmos populares brasileiros.

Relembre alguns dos grande sucessos da banda.

Mulher de Fases (1999)

A música do Raimundos mais tocada no Spotify já foi reproduzida quase 93 milhões de vezes. Marcou a ‘popularização’ do grupo em 1999, quando alcançou as principais rádios e programas de televisão aberta.

A Mais Pedida (1999)

A canção conta com a participação de Érika Martins e faz parte do álbum ‘Só No Forevis’, lançado em 1999, e a letra conta uma história de uma busca pelo sucesso e desejo de que as músicas ‘viralizem’.

Me Lambe (1999)

Talvez uma das músicas mais polêmicas do grupo, ‘Me Lambe’ conta uma história de um homem que se apaixona por uma garota mais jovem. A letra, porém, não é muito bem vista por dar indícios de uma relação sexual com a menor de idade.

O baixista, Canisso, respondeu em suas redes sociais um fã que pedia para que a banda não retirasse a canção do repertório, afirmando: “Algumas são besteiras inofensivas, todo mundo sabe e ‘perdoa’. O caso de ‘Me Lambe’ é diferente. Apesar de ser zoeira, ela toca num ponto bastante complicado. Pessoas se ofendem, não traz nada de bom... o mundo mudou, eu mudei também”.

I Saw You Saying (1995)

A música ‘I Saw You Saying’ faz parte do álbum ‘Lavô Tá Novo’ e foi um grande sucesso do grupo, fazendo parte de todas as apresentações ao vivo ao longo dos anos. A letra da música relata, em primeira pessoa, a vez em que um homem teria encontrado a cantora Madonna no jardim da sua casa.

O personagem, que não falava inglês, pediu ajuda ao seu pai, mas ele também não conseguia se comunicar com a artista.

Eu Quero Ver o Oco (1995)

Lançada em 1995, a música relata uma história curiosa e real, vivida por um dos integrantes da banda.

De acordo com os próprios músicos, a inspiração seria o dia em que os quatro marcaram um dia para ir ao cinema em dois carros. O baixista, Canisso, teria capotado o carro enquanto estava acompanhado de Rodrigo.

Mesmo com o acidente, os dois não desistiram do compromisso e foram assistir o filme mesmo assim, com o motorista entrando na sala e anunciando ‘Capotei o carro!’, fazendo todos da sessão caírem na gargalhada.

Histórico

Nos primeiros discos, “Raimundos” (1993), “Lavô Tá Novo” (1995) e “Cesta Básica” (1996), prevaleciam letras irreverentes e até impublicáveis nos primeiros sucessos, como as de “Puteiro em João Pessoa”, “Eu Quero Ver o Oco”, “Carro Forte” e “I Saw You Saying’.

O hardcore foi suavizado no maior sucesso do Raimundos, o disco “Só No Forevis” (1999), quando a banda ganhou as rádios com “Mulher de Fases” e “A Mais Pedida”.

Este foi também o último disco de Rodolfo com o Raimundos. A banda seguiu com outras formações e o guitarrista Digão se consolidou como vocalista, mas os dois discos seguintes não alcançaram a mesma repercussão.

Enzo Menezes é chefe de reportagem do portal da Itatiaia desde 2022. Mestrando em Comunicação Social na UFMG, fez pós-graduação na Escola do Legislativo da ALMG e jornalismo na Fumec. Foi produtor e coordenador de produção da Record e repórter do R7 e de O Tempo
Formado em Jornalismo pelo UniBH, em 2022, foi repórter de cidades na Itatiaia e atualmente é editor dos canais de YouTube da empresa.