O ator Carmo Dalla Vecchia publicou, nesta quinta-feira (24), um vídeo em que crítica à FIFA por escolher o Catar como sede para atual Copa do Mundo. Declaradamente gay, Dalla Vecchia criticou a normalização da hostilidade aos direitos LGBTQIAPN+ no país.
“Você iria a uma festa onde não é bem-vindo, onde pessoas como você não são bem-vindas?”, questiona o ator no vídeo. “E se o anfitrião dessa mesma festa te tolerasse, te suportasse, desde que você se condicionasse ao que eles chamam de cultura? E isso vale a características básicas do seu estar no mundo”, continua.
“E se você soubesse que, antes de chegar e após sair desta mesma festa, irão hostilizar pessoas porque eles amam do mesmo jeitinho que você ama? É isso que está acontecendo agora na Copa do Mundo no Catar, a primeira no Oriente Médio”, continua o ator.
No vídeo, Dalla Vecchia cita o ex-jogador Khalid Salman, embaixador da Copa do Mundo do Catar, que já disse considerar que pessoas homossexuais têm danos mentais. “Algumas pessoas dirão que é a cultura do país, que é assim, que eles são dessa forma há muito tempo e que nós temos que respeitar, mas o futebol não deveria ser um esporte democrático, popular e inclusivo? Por que realizá-lo num lugar oposto a todos esses conceitos?”, questiona.
“Morte e maus tratos pela diferença não é cultura, é crime! Se você acha a postura do Catar normal, ou cultural, de algum modo, você está de mãos dadas com o opressor”, completa o ator. Ainda, Dalla Vecchia agradeceu o posicionamento do time da Alemanha, da marca Pantone e da comentarista Alex Scott contra homofobia.