Ouvindo...

Carlinhos Brown chega aos 60 anos como símbolo da diversidade; Ouça hits

Criador do grupo Timbalada, o artista baiano se tornou um dos expoentes da música percussiva produzida no Pelourinho

Cantor, compositor, multi-instrumentista e jurado de TV, Carlinhos Brown promoveu parcerias com Marisa Monte, Nando Reis e Ivete Sangalo

Carlinhos Brown é sinônimo de ritmo puro, brasilidade e astral elevado. Criador do grupo Timbalada, na década de 90, o artista baiano se tornou um dos expoentes da música percussiva produzida no Pelourinho, em Salvador, que misturava samba, reggae, axé e muita sensualidade, com músicas que colocavam a galera pra dançar com chuva, suor e cerveja, e muito mais!

Depois do estouro com a Timbalada, que o levou a ser reconhecido inclusive internacionalmente, Carlinhos Brown partiu em carreira-solo, e não parou de colecionar sucessos. Já em 1997, o músico alcançou o topo das paradas com a irreverente “A Namorada”. A canção antecipava em uma década as discussões sobre gênero na música popular brasileira, com um arranjo que permitia o encontro do pop eletrônico com o batuque dos sambas de roda.

O espírito gregário sempre guiou o cantor, compositor, multi-instrumentista e jurado de programa de TV, dono de um carisma único e um talento nato que rendeu parcerias com Nando Reis, Seu Jorge, Ivete Sangalo, Margareth Menezes, Luiz Caldas, e muitos outros.

Carlinhos Brown também chamou a atenção de outros intérpretes, e um dos que melhor soube compreender a beleza musical do artista foi Caetano Veloso, ao regravar “Meia Lua Inteira”, clássico absoluto da discografia de ambos. Já Cássia Eller deu voz à potente “E.C.T.”, outra da lavra de Carlinhos Brown.

O maior encontro musical de Carlinhos Brown, no entanto, aconteceu com Marisa Monte e Arnaldo Antunes, com quem fundou o trio Tribalistas, compôs e lançou hits atemporais, como as baladas “Amor, I Love You”, “Não É Fácil”, “Vilarejo”, “Velha Infância”, “Já Sei Namorar”, e muitas outras.

Inquieto por natureza, utilizando o corpo como instrumento e prestando contínua adoração a seus ancestrais por meio de orixás e de toda a colorida e exuberante estética africana, Carlinhos Brown chega aos 60 anos como um menino curioso, para quem a música brasileira não tem limites, mas amplas possibilidades.

“E.C.T.” (balada, 1994) – Carlinhos Brown, Nando Reis e Marisa Monte

Antônio Carlos Santos de Freitas ficou nacionalmente conhecido como Carlinhos Brown quando ingressou no grupo percussivo Timbalada e mostrou ao mundo o talento de jovens promissores da Bahia. Nascido em Salvador, no dia 23 de novembro de 1962, ele escolheu o nome artístico como uma homenagem ao cantor norte-americano de funk e soul, James Brown.

Cantor, compositor, arranjador, embaixador ibero-americano e multi-instrumentista, Carlinhos Brown já teve composições gravadas por Daniela Mercury, Margareth Menezes, Ivete Sangalo, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Gal Costa, Elba Ramalho, Milton Nascimento, entre outros.

Em 2001, ele formou, ao lado de Marisa Monte e Arnaldo Antunes, o grupo Tribalistas, e, desde 2012, atua como jurado no programa The Voice Brasil, da Rede Globo. Entre seus grandes sucessos está “E.C.T.”, lançada por Cássia.

“Amor, I Love You” (balada, 1999) – Carlinhos Brown e Marisa Monte

Ao invés de resistir, Carlinhos Brown e Marisa Monte decidiram assimilar a influência estrangeira na letra de “Amor, I Love You”, cujo título e refrão falam por si. A balada foi lançada em 1999 com enorme sucesso por Marisa Monte, como parte do álbum “Memórias, Crônicas e Declarações de Amor”.

Com um trecho do romance “O Primo Basílio”, de Eça de Queirós, recitado por Arnaldo Antunes, serviu como embrião para a formação dos Tribalistas, que lançou seu primeiro disco em 2002. Tema da novela global “Laços de Família” e indicada ao Grammy Latino de melhor canção brasileira, foi regravada por Daniel em 2015.

“Não É Fácil” (balada, 2000) – Marisa Monte, Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes

Arnaldo Augusto Antunes Filho, conhecido como Arnaldo Antunes, nasceu em São Paulo, no dia 2 de setembro de 1960. Poeta, músico, compositor e artista visual, ele começou a carreira no grupo de Titãs no início da década de 1980, contribuindo com canções famosas, como “Comida”, “Não Vou me Adaptar”, “Televisão”, entre outras.

Após seis discos, deixou o grupo e iniciou uma bem-sucedida carreira-solo, que também abriu espaço para projetos coletivos como os Tribalistas, ao lado de Marisa Monte e Carlinhos Brown. O trio compôs a balada “Não É Fácil”, um sucesso atemporal, lançado no ano 2000, que diz: “Todo dia de manhã/ Enquanto tomo meu café amargo/ É, ainda boto fé/ De um dia te ter ao meu lado...”. E, a interpretação de Marisa Monte, contribuiu para ressaltar a canção.

“Mais Um na Multidão” (balada, 2001) – Erasmo Carlos, Marisa Monte e Carlinhos Brown

Erasmo Carlos estreou em grande estilo a parceria com Marisa Monte e Carlinhos Brown, que formariam o trio Tribalistas com Arnaldo Antunes. Em 2001, Erasmo, ao lado de Marisa e Brown, compôs a bela balada “Mais Um na Multidão”, recuperando, em certa medida, o espírito das canções românticas que ele ajudou a consagrar na canção popular brasileira, ao lado de Roberto Carlos. Como se não bastasse, essa canção delicada, sensível, ainda conta com um dueto emocionante entre Erasmo e Marisa, que não poupam a sensualidade na voz e brindam o público com uma interpretação digna de tudo.

“Te Amo, Família” (pop, 2007) – Carlinhos Brown e Michael Sullivan

Carlinhos Brown foi casado com Helena Buarque, filha de Chico Buarque e Marieta Severo, e teve, com ela, quatro filhos, incluindo Francisco e Clara, que participaram do último disco do avô famoso, “Caravanas”, de 2017. Como se vê, a árvore genealógica de Carlinhos Brown é poderosa.

Logo, não espanta que, em 2007, ele tenha lançado “Te Amo, Família”, um pop cheio de ambientações, em parceria com o hitmaker Michael Sullivan. Na letra da canção, o mais paternal dos jurados do programa The Voice Brasil homenageia a memória de sua família: “Eu me lembro, tia Nazaré/ Eu me lembro, tia Salomé/ Não esqueço, tio João…”.