Cinco pessoas indígenas foram eleitas deputadas federais neste domingo (2), sendo duas delas mineiras.
Por Minas Gerais, a professora e ativista indígena, Célia Xakriabá, foi eleita pelo Psol com 101.154 dos votos. Suas principais pautas são pela defesa dos territórios indígenas e de defesa do meio ambiente. Paulo Guedes, do PT, também tem ascendência indígena.
São Paulo também elegeu dois indígenas para a Câmara dos Deputados, Juliana Cardoso (PT) e Sônia Guajajara (Psol). Guajajara foi uma das mais votadas no estado paulista, com 156.966 votos. Ela é formada em Letras e Enfermagem, é coordenadora-executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e integrante do Conselho da Iniciativa Inter-religiosa pelas Florestas Tropicais do Brasil. Em 2018, ela foi candidata a vice-presidente da República na chapa de Guilherme Boulos.
A quinta indígena eleita foi Silvia Waiãpi, do Partido Liberal (PL) de Amapá. A atual deputada Joenia Wapichana, do Rede de Roraima, não foi reeleita. Ela havia sido a primeira mulher indígena eleita para a Câmara de Deputados.
Leia mais:
Conheça os 10 deputados estaduais mais bem votados em Minas Gerais Conheça os 10 deputados federais mais votados em Minas Gerais Veja quem são os 77 deputados estaduais eleitos por Minas Gerais para a Assembleia nas Eleições 2022 Eleições 2022: Veja lista com todos os deputados federais eleitos no Brasil