A pesquisa Ipespe/Abrapel para a corrida pelo Palácio do Planalto, divulgada neste sábado (3), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente, com 44% das intenções de voto. Em segundo lugar está o presidente Jair Bolsonaro (PL), com 35% da preferência do eleitorado.
Em terceiro lugar aparece o candidato do PDT, Ciro Gomes, com 9%; seguido pela senadora Simone Tebet (MDB), com 5%. Os candidatos Felipe D’Ávila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil) aparecem empatados com 1%.
Outros seis candidatos incluídos na pesquisa foram citados, mas não chegaram a 1%: Pablo Marçal (Pros), Sofia Manzano (PCB), Vera Lúcia (PSTU), Leonardo Péricles (UP), José Maria Eymael (DC) e Roberto Jefferson (PTB).
Entre os entrevistados, 3% responderam que pretendem votar em branco ou anular o voto. Outros 2% não souberam ou preferiram não responder.
Pesquisa anterior
A nova pesquisa, que serve como termômetro da primeira semana de propagandas eleitorais na rádio de na televisão, aponta para um cenário estagnado entre os dois principais candidatos.
No levantamento anterior, de 31 de agosto, Lula aparecia com 43% das intenções de voto e Bolsonaro com 35%, variando dentro da margem de erro.