O Partido Republicano da Ordem Social (Pros) lançou neste domingo (31), em convenção da sigla, a candidatura do influenciador digital e coach Pablo Marçal para a disputa pelo Palácio do Planalto.
O candidato ficou conhecido em janeiro deste ano, quando organizou uma expedição ao Pico do Marins, em São Paulo, com 32 turistas, e o grupo ficou perdido na montanha. Eles foram surpreendidos por uma chuva durante a madrugada.
Os bombeiros conseguiram resgatar os turistas depois de uma operação de quase 10 horas.
Será a primeira vez que o Pros lançará um candidato à presidência da República desde a fundação do partido, em 2010. Em 2014, a sigla apoiou a reeleição da então presidente Dilma Rousseff (PT) e, em 2018, se aliou novamente ao PT, apoiando Fernando Haddad.
Em alguns estados, no entanto, o partido tem quadros que já declararam apoio à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Pablo Marçal é de Goiânia e tornou- se conhecido nas redes sociais pela criação de um método de treinamento imersivo.
Em seu discurso de lançamento de candidatura, Marçal fez críticas ao ex-presidente Lula e ao presidente Bolsonaro. “60% dos brasileiros não querem nem a fábula do mito que não deu certo nem resgatar um passado aprisionado por malfeitos”, disse.
Nas redes, ele também fez críticas a Ciro Gomes: “Ciro Gomes, se desde 2011 você tenta ser presidente e o povo não quer saber de você, vá caçar outra coisa pra você fazer. Se o povo não quer, acabou”, escreveu.