Morador da periferia de Salvador (BA), Wesley de Jesus, 23 anos, foi aprovado em primeiro lugar no curso de medicina da Universidade de São Paulo (USP), campus de Ribeirão Preto, por meio do Enem e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Filho de um pedreiro e de uma empregada doméstica, o jovem se preparou de forma independente durante cinco anos. Ele estudava em uma casa construída pela metade, utilizando apostilas usadas e aulas gratuitas disponíveis na internet.
O curso de medicina é um dos mais concorridos do país, e a USP é considerada uma das universidades mais prestigiadas da América Latina. Segundo Wesley, a pontuação obtida permitiria o ingresso em qualquer universidade pública participante do Sisu.
No
A aprovação emocionou a família. Em um vídeo publicado nas redes sociais, Wesley compartilhou o momento em que contou aos pais sobre o resultado. A gravação viralizou, assim como a história do jovem, que passou a receber mensagens e ligações de apoio.
Veja o vídeo
Jovem da periferia de Salvador passa em 1° lugar em medicina na USP
— Itatiaia (@itatiaia) February 2, 2026
📲 Leia mais em https://t.co/ze8WN7tHaV
📹Imagens cedidas à Itatiaia por @wesley.batiista
📝Izabella Gomes#educação #brasil #faculdade #medicina pic.twitter.com/dMI7dLM9xu
Para conseguir se manter em Ribeirão Preto, Wesley criou uma vaquinha online, divulgada em seu perfil no Instagram. Um dia após o início da campanha, cerca de R$ 50 mil já haviam sido arrecadados.
O estudante afirma que pretende concluir a graduação e atuar profissionalmente com foco em causas sociais.