Reta final: prazo para inscrição na PND 2026 acaba nesta sexta-feira (3)
Período também serve para solicitar tratamento pelo nome social e atendimento especializado

Os interessados em fazer a Prova Nacional Docente (PND) de 2026 têm até esta sexta-feira (3) para realizar a inscrição. O processo deve ser feito exclusivamente pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova.
Os participantes que não têm direito à isenção devem pagar taxa de inscrição no valor de R$ 85. O boleto bancário para pagamento deve ser gerado pelo sistema PND e pago em qualquer banco, casa lotérica ou aplicativo bancário até o dia 8 de julho.
O prazo também serve para solicitar tratamento pelo nome social e atendimento especializado. Os candidatos que desejam ser tratados pelo nome social devem ter a identificação cadastrada na Receita Federal.
Já os participantes que precisam de atendimento especializado devem sinalizar, no momento da inscrição, quais são as condições que motivam o pedido e indicar os recursos de acessibilidade necessários.
O atendimento especializado é oferecido aos grupos a seguir:
- Baixa visão;
- Cegueira;
- Visão monocular;
- Deficiência física;
- Deficiência auditiva;
- Surdez;
- Deficiência intelectual;
- Surdocegueira;
- Dislexia;
- Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH);
- Transtorno do Espectro Autista (TEA);
- Discalculia;
- Diabetes;
- Fibromialgia;
- Transtornos mentais;
- Gestantes;
- Lactantes;
- Idosos;
- Pessoas com outra condição específica.
As provas serão aplicadas no dia 20 de setembro em todos os estados e no Distrito Federal, nos municípios listados no Sistema PND e no portal do Inep. A prova, com duração total de cinco horas e 30 minutos, será composta por uma parte de formação geral docente, comum aos cursos de todas as áreas, e uma de componente específico, próprio de cada área de avaliação das licenciaturas.
Formada em Jornalismo pela Puc Minas, Paula Arantes produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil, Mundo, Orações e Entretenimento no portal da Itatiaia. Atualmente, colabora com a editoria Meio Ambiente. Antes, passou pelo jornal Estado de Minas.



