Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Vasco no WhatsApp

Vasco bate o Cuiabá e encerra jejum de dez jogos na Série A do Brasileiro

Cruz-maltino venceu jogo duro diante dos cuiabanos e chega a segunda vitória na competição nacional

Vasco voltou a vencer no Campeonato Brasileiro, após dez jogos

Enfim, o Vasco venceu! Jogando no Estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador, o Cruz-maltino bateu o Cuiabá por 1 a 0, com gol de Jair, de pênalti, pela 12ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Com o triunfo, o Vasco chegou aos nove pontos na competição, subindo para a 18ª posição, três pontos abaixo do primeiro time na zona de rebaixamento.

O Cuiabá estaciona nos 12 pontos, mas segue fora da zona de rebaixamento. O primeiro time na degola é o Goiás, que tem 11 pontos.

Próximos jogos

Só com o Brasileiro em disputa, o Vasco volta a campo no domingo (2), às 16h (de Brasília), diante do líder Botafogo, no Nilton Santos. O Cuiabá, por sua vez, terá pela frente o Santos, na Arena Pantanal, no mesmo dia, às 18h30 (de Brasília).

Fim do jejum

Chegou ao fim do calvário do Vasco. Após ficar dez jogos sem vencer, pela primeira vez na história, o Vasco acabou com o jejum e chegou a sua segunda vitória na Série A.

O fim do jejum veio no primeiro jogo da equipe sem Maurício Barbieri no comando. E também no primeiro no Rio de Janeiro sem torcida. O Vasco ainda não sabia o que era vencer em casa.

Portões fechados

O confronto ficou marcado por ser o primeiro da punição ao Vasco após os incidentes ocorridos em São Januário, na derrota para o Goiás.

Sem ninguém, podia se ouvir instruções e gritos à beira do campo dos comandantes e dos jogadores. A monotonia marcou o Estádio Luso-Brasileiro.

Cuiabá começa melhor e Vasco equilibra

Com o Vasco e nervoso e ainda sem confiança, o Cuiabá começou melhor tentar rodar a bola na frente da área vascaína. Apostando nas descidas pelas pontas com Wellington Silva e Jonathan Cafu, os cuiabanos assustaram.

Aos poucos, o Vasco tomou as ações. O que se viu foi uma equipe um pouco mais incisiva que q dos tempos de Maurício Barbieri. Com toque de bola, a equipe levou perigo, mas perdeu duas boas chances de sair na frente.

Segundo tempo sonolento

A segunda etapa trouxe poucas novidades em campo. Apesar do Vasco tentar tomar conta das ações, os erros na hora do último passe prevalerceram como na primeira etapa. Para o Cuiabá, em vantagem na tabela, o resultado vinha de bom tamanho.

O Cuiabá contra-atacava, aproveitando o nervosismo do Vasco, mas também pouco assustava. Wellington Silva criou boas chances, mas parou no preciosismo na hora de concluir.

Pênalti salvador

Quando o jogo se encaminhava para ficar no empate sem gols,. Figueiredo escapou e foi derrubado por trás por Ranielle. Preciso que o árbitro Rodrigo Klein fosse ao VAR para apitar a infração.

Na cobrança, Jair repetiu a ótima batida do clássico contra o Flamengo e abriu o marcador para o Cruz-maltino, tirando um peso das costas de todo elenco.

Vasco 1x0 Cuiabá

Vasco

Léo Jardim; Pumita, Robson, Léo e Lucas Piton; Jair, Marlon Gomes (Zé Gabriel), Figueiredo (Galarza) e Gabriel Pec (Paulo Henrique); Alex Teixeira (Erick Marcus) e Rayan (Eguinaldo). Técnico: William Batista.

Cuiabá

Walter; Ranielle, Alan Empereur, Marllon e Rikelme (PK); Fernando Sobral (Cepellini), Felipe Augusto (Ronald) e Denilson; Jonathan Cafu (Isidro Pitta), Wellington Silva (Quagliata) e Deyverson. Técnico: António Oliveira.

Gols: Jair (31 min 2ºT) para o Vasco;
Cartões amarelos: Rayan, Gabriel Pec, Eguinaldo, Zé Gabriel e Jair (VAS); Fernando Sobral, Denilson e Alan Empereur (CUI)
Cartões vermelhos: António Oliveira (Cuiabá)
Motivo: 12ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023.
Data e horário: 26 de junho de 2023 (segunda-feira), às 21h (de Brasília)
Local: Estádio Luso-Brasileiro, Ilha do Governador, Rio de Janeiro
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE) e Maira Mastella Moreira (RS)
VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)

Jornalista esportivo desde 2006 e com passagens por Lance!, Extra e assessorias de marketing esportivo. É correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Jornalismo Esportivo e formação em Análise de Desempenho voltado para mercado.