Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Vasco no WhatsApp

Liberado para Seleção, Andrey Santos pode fazer mais dois jogos pelo Vasco

Volante se apresenta nesta sexta-feira (12) para treinamentos visando Mundial da categoria e empréstimo encerra em junho

Andrey pode não jogar mais pelo Vasco

Após o confronto desta quinta-feira (11), diante do Coritiba, o volante Andrey Santos foi liberado pelo Vasco para se apresentar à Seleção Sub-20, que se prepara para o Mundial neste mês, na Argentina, e está fora do confronto diante do Santos, no domingo (14).

E a liberação de Andrey significa que ele pode fazer só mais duas partidas pelo Cruz-maltino neste ano, antes de se apresenatr ao Chelsea-ING, clube que o emprestou apra ganhar pontuação e ter o seu visto de jogar na Premier League aprovado.

Isto porque, se o Brasil chegar a decisão do torneio, a final acontecerá no dia 11 de junho. Sendo assim, Andrey ficaria à disposição do Vasco apenas na 11ª e 12ª segunda da Série A do Campeonato Brasileiro, diante de Goiás e Cuiabá, respectivamente.

Como os dois jogos acontecem no Rio de Janeiro, a tendência é que volante faça pelo menos uma partida de despedida, antes do fim de seu empréstimo com o Vasco, no dia 30 de junho. O jogador é esperado em Londres no meio de julho.

A prorrogação do empréstimo de Andrey para o Vasco, por ora, está descaratada pelo clube inglês. Mesmo que ele chegue e ainda não tenha visto ou condições de ser integrado ao Chelsea, a ideia é deixá-lo por mais um ano em algum clube da Europa.

Por ser jovem e visto como grande promessa do futebol brasileiro, o Chelsea acredita que ele pode ganhar mais rodagem atuando durante uma temporada inteira em uma grande liga europeia. Ficar no Vasco até dezembro prejudicaria os planos para o volante.

Isto porque, a temporada brasileira é diferente da europeia. Sendo assim, em dezembro, Andrey ficaria livre no clube carioca, mas a Premier League ainda teria o primeiro semestre de 2024 para ter jogos. Sendo assim, o ideal seria um ano de Europa.

No confronto contra o Coritiba, que pode ser o de despedida do jogador, Andrey Santos jogou apenas o primeiro tempo e foi substituído no intervalo. Apesar da atuação diescreta, a substituição passou também pelo planejamento de Maurício Barbieri, para arrumar opção ao camisa 18.

“Temos feito a preparação para a saída dele. Isso não envolve ele não começar o jogo só. Ele tem saído do jogo também, porque buscamos mais alternativas. Sem ele, vamos ter que ocupar a vaga com opções internas”, explicou o treinador.

Andrey atuou em 2023 apenas em dez jogos pelo Vasco, com um gol marcado. No ano passado, seu primeiro completo como profissional, foi destaque da equipe na Série B e na temporada, com 36 jogos e oito gols.

Com seis pontos em cinco partidas, o Vasco volta a campo diante do Santos, em Sao Januário, pelo Brasileiro, no domingo (14). Sem Andrey, Maurício Barbieri terá que escolher opções para a equipe titular.

Jornalista esportivo desde 2006 e com passagens por Lance!, Extra e assessorias de marketing esportivo. É correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Jornalismo Esportivo e formação em Análise de Desempenho voltado para mercado.