Na primeira partida do duelo entre Brasil e Dinamarca pela Copa Davis, na tarde desta sexta-feira (15), Thiago Monteiro (116º) conseguiu aquela que se tornou a maior vitória da carreira. De virada, o brasileiro bateu Holger Rune, quarto colocado no ranking da ATP por 2 a 1 (6/4, 7/6 e 6/2).
O cearense de 29 anos, que não vive o melhor momento técnico e saiu do grupo dos 100 melhores tenistas do mundo, conseguiu ser superior ao adversário na parcial decisiva. Todo o confronto é disputado na quadra rápida, escolhida pelos anfitriões europeus.
“Estou muito feliz. É uma vitória muito especial para mim, para o time. A partida foi muito difícil, muito apertada. Rune é um jogador incrível. Tentei dar o meu melhor o tempo todo. Acreditei que teria chances. No terceiro, estava melhor fisicamente. Muito especial para mim e muito feliz por essa vitória”.
Agora, o Brasil está em boas condições para vencer a Dinamarca na série melhor de cinco jogos e voltar a disputar a primeira divisão da competição em 2024, que começa nos Qualifiers (classificatórias). Serão necessárias mais duas vitórias.
Thiago Wild (76º) enfrenta August Holmgren (412) ainda nesta sexta-feira e é grande favorito para abrir 2 a 0. Neste sábado (16), haverá o jogo de duplas e mais dois de simples, com os duelos invertidos.