Ouvindo...

La Liga promove campanha contra o racismo após ataques a Vini Jr

Campanha pôde ser observada já nas três partidas realizadas nesta tarde: Celta x Girona, Real Sociedad x Almería e Valladolid x Barcelona

Campanha pôde ser observada já nas três partidas realizadas nesta tarde

O brasileiro Vinícius Júnior foi mais uma vez vítima de insultos racistas no último domingo (21), na derrota do Real Madrid para o Valencia pelo Campeonato Espanhol, no Mestalla. Com isso, nesta terça-feira (23), como medida de repúdio ao ataques sofridos pelo atacante, a La Liga, junto com o Conselho Superior de Esportes da Espanha (CSD) e a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), promoveu campanha contra o racismo no retorno dos jogos após o ocorrido.

As três instituições se uniram para “mostrar por unanimidade o repúdio absoluto e irrestrito a qualquer manifestação racista”, escreve o texto.

“A campanha, para além de estar presente no sinal da retransmissão de todos os jogos a nível nacional e internacional, ao vivo e na televisão, estará também presente nos estádios através de brochuras informativas para os torcedores. Também pode ser visto em faixa que os onze titulares irão portar, bem como nas braçadeiras dos jogadores nos próximos jogos”, continua.

“‘Racistas, fora do futebol’ e ‘Juntos contra o racismo’ pretendem unir a força de todos: instituições, clubes, atletas e torcedores com o objetivo de erradicar completamente o racismo e aqueles que são os protagonistas do nosso futebol”, finaliza a publicação presente nos site oficiais das entidades.

A campanha pôde ser observada já nas três partidas realizadas nesta tarde: Celta x Girona, Real Sociedad x Almería e Valladolid x Barcelona. Vale lembrar que esta foi o nono caso de racismo sofrido por Vinícius Júnior desde que chegou à Espanha.

Leia mais

O último ataque racista sofrido por Vini Jr.

Aos 25 minutos da etapa final do confronto contra o Valencia, torcedores presentes no Mestella entoaram cantos racistas direcionados à Vini Jr. O brasileiro identificou um dos torcedores que o ofendeu e precisou ser segurado pelos companheiros.

Já nos acréscimos, o jogador foi expulso. O atacante se envolveu em uma confusão com jogadores do time rival. Ele recebeu o cartão vermelho por atingir Hugo Duro, com o braço. A reação se deu após o brasileiro ser segurado pelo pescoço pelo mesmo jogador durante a discussão.

Após o término do confronto, La Liga prometeu que vai investigar o ocorrido e, para isso, solicitou “todas as imagens disponíveis para investigar o ocorrido”. A instituição também diz que “apresentou uma queixa nove vezes nas últimas duas temporadas perante o Comitê de Competições da RFEF, Comissão Estadual contra a Violência, Racismo, Xenofobia e Intolerância no Esporte, Ministério Público do Ódio e Tribunais”.

O Real Madrid volta a campo nesta quarta-feira (24), quando enfrenta o o Rayo Vallecano, às 14h30 (de Brasília), no Santiago Bernabéu, pela 36ª rodada do Campeonato Espanhol.

*Com Agências

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.