Ouvindo...

Conselho Tutelar: votação em BH teve a participação de pelo menos 50 mil eleitores

Prefeitura deve divulgar, ainda neste domingo (3), os vencedores da disputa; 112 candidatos concorreram às 54 vagas em jogo

Depois da coleta dos votos, mesários vão iniciar processo de apuração dos resultados

A disputa pelas 54 cadeiras do Conselho Tutelar de Belo Horizonte, neste domingo (3), teve a participação de pelo menos 50 mil eleitores. Pouco depois das 18h, o poder Executivo municipal contabilizava 50.714 votos. As seções fecharam às 17h, mas o prazo foi estendido para atender pessoas que estavam nos pontos de coleta de voto no momento do encerramento do pleito.

A expectativa da Prefeitura de BH é concluir a apuração dos votos por volta das 21h deste domingo. Cada uma das nove regionais da cidade vai ficar com cinco conselheiros. Serão designados, ainda, nove suplentes gerais.

A secretária municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania de Belo Horizonte, Rosilene Rocha, disse que a participação popular no pleito foi “muito importante”. Cento e doze candidatos concorreram às vagas na rede de proteção de crianças e adolescentes.

A eleição deste domingo aconteceu após a primeira votação, ocorrida em 1° de novembro, ser anulada. À ocasião, foram detectadas falhas no sistema desenvolvido pela Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel). Agora, foram utilizadas cédulas de papel.

Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.