Chegou ao fim, na noite dessa quarta-feira (16), a última etapa da Liga Mundial de Surfe (WSL). Após as disputas em Teahupoo, no Taiti, ficou definido que João Chianca, o Chumbinho, se junta a Filipe Toledo como representante do Brasil no Finals, torneio que reúne os cinco primeiros do ranking e decide campeão mundial desta temporada. O evento será realizado em Trestles, na Califórnia, entre os dias 8 e 16 de setembro.
Consequentemente, os dois também serão os representantes do país nos Jogos Olímpicos Paris. Cada país poderia classificar no máximo dois surfistas com base no desempenho da WSL. Yago Dora e Gabriel Medina tinham chances de conseguir a vaga, mas deixaram escapar.
Gabriel Medina esteve próximo de seguir vivo na briga por uma vaga olímpica via WSL. O tricampeão mundial precisava do título em Teahupoo para conseguir a quinta colocação, ir ao Finals, e disputar a classificação diretamente com Chumbinho. No entanto, ele foi derrotado por Jack Robinson na grande final da etapa disputada no Taiti.
Além de Filipe Toledo (1º) e João Chianca (4º), Griffin Colapinto (2º), Ethan Ewing (3º) e Jack Robinson (5º) estarão em Trestles em busca do título mundial. Para decidir o título, o quinto enfrenta o quarto. O vencedor enfrenta o terceiro. Da mesma forma, o vencedor da bateria enfrenta o segundo colocado. Por fim, quem ainda estiver vivo faz a grande final com Filipinho.
O surfe nos Jogos Olímpicos de Paris será disputado justamente em Teahupoo, no Taiti. O Brasil ainda pode ter mais um representante, caso vença o ISA Games.