Um forte terremoto com magnitude 7.0 na Escala Richter com epicentro no Equador atingiu a fronteira do país com o Peru neste sábado (18). Uma pessoa morreu durante o desastre natural em uma região próxima a Guayaquil – trata-se de um passageiro que estava em um veículo atingido pelo desabamento de uma casa durante o tremor.
O terremoto ocorreu às 12h12, no horário local (14h12 em Brasília), com epicentro a 85 km a nordeste da cidade peruana de Zarumilla, perto da fronteira com o Equador, informou o Centro Sismológico Nacional do Peru.
Hernando Tavera, chefe do instituto peruano, afirmou à rádio RPP que o epicentro do terremoto está na costa da cidade equatoriana de Guayaquil. A onda sísmica do forte abalo também foi sentida na costa norte e central do Peru, embora com menor intensidade. As autoridades peruanas descartou a geração de um tsunami pelo terremoto.
O Peru está localizado no chamado Cinturão de Fogo do Pacífico, uma área de ampla atividade telúrica que se estende ao longo da costa oeste do continente americano.
(Com AFP e Estadão Conteúdo)