Seres traz carros elétricos para o Brasil
Três modelos elétricos chegam em março e uma opção híbrida estará disponível em junho

Três novos modelos de carros elétricos estarão disponíveis no Brasil a partir de março. Os modelos são da Seres, uma montadora da Califórnia que recebeu aporte financeiro das chinesas Dongfeng e Sokon, e produz seus veículos na Ásia.
Leia mais:
-
Carro elétrico movido a água vai de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos
-
Conheça o carro elétrico que pode ser carregado por energia solar
Os primeiros modelos a chegarem ao país são o caminhão EC31, o furgão EC35 e o SUV Seres 3 — todos com zero emissão de poluentes. Já em junho, chega o Seres 5 EVR, com propulsão híbrida.
O Seres 3 é um automóvel compacto com baterias de 53 kWh que, de acordo com a fabricante, garantem autonomia de 300 quilômetros no Procedimento de Teste de Veículos Leves Harmonizado Mundialmente (WLTP). No Brasil, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) determina que sejam seguidas as normas do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), que pedem que o consumidor seja informado do pior cenário de alcance do veículo — o que pode representar um número bem menor.
A aceleração prometida de 0 a 100 km/h é de 8,9 segundos e a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 160 km/h. Nas baterias, até 80% da autonomia total pode ser recuperada em uma recarga de 40 minutos quando conectado a estações de carregamento rápido.
Já o Seres 5 EVR terá um conjunto híbrido com um motor 1.5 a combustão e dois elétricos. O componente movido a gasolina funcionará como gerador para as baterias de lítio de 35 kWh. Já os elétricos vão permitir que ele rode até mil quilômetros com uma carga. Sua aceleração de 0 a 100 km/h é de 4,6 segundos e a velocidade máxima chega a 210 km/h. Em carregamento rápido, a recarga atinge 80% da autonomia em 36 minutos.
Por dentro, os modelos da Seres têm acessórios voltados para infotenimento, segurança e conectividade. Alguns dos itens anunciados são:
-
tela central de 17 polegadas;
-
bancos elétricos com resfriamento, aquecimento e ajustes para massagens;
-
teto solar panorâmico;
-
luz atmosférica com 64 cores suaves;
-
som estéreo com 11 alto-falantes.
Quem tiver interesse nos carros da Seres, já pode encomendá-los no site da fabricante. O Seres 3 vai custar R$ 224 mil e o Seres SF5 EVR, R$ 450 mil.
Na China, elétricos estão em alta
A busca por veículos elétricos está em alta na China. Em 2022, 30% dos automóveis vendidos no país entre janeiro e dezembro eram elétricos puros ou híbridos plug-in, de acordo com levantamento da Volumes EV.
No decorrer do ano, 5.924.421 novos veículos eletrificados foram emplacados no país — 83% de crescimento em relação a 2021. Do total, 4,35 milhões (22% do mercado) foram 100% elétricos e 1,58 milhão foram híbridos plug-in (8%).
