O Vitória está de volta à elite nacional. Com uma campanha irretocável ao longo de toda a Série B do Campeonato Brasileiro, o Leão sacramentou, com dois jogos de antecedência, o acesso à Primeira Divisão, ao vencer, neste domingo (12), com o Novorizontino, de virada, por 2 a 1, no estádio Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte.
Geovane abriu o placar para o Tigre, mas Léo Gamalho e Welder, de pênalti, aos 53 do segundo tempo, viraram para o Leão, garantindo o acesso e deixando o título muito perto de ser concretizado.
O que falta para o título?
O resultado pode garantir também o inédito título da competição à equipe baiana. Para gritar “é campeão” sem mais ressalvas, ainda nesta 36ª rodada da competição, o Leão precisará torcer para que o Criciúma não vença o Guarani, no Brinco de Ouro, na terça-feira (14).
Campanha do Vitória foi irretocável
O Leão foi a equipe que por mais vezes a liderar e a estar presente no G4 da Série B. Ao longo das 36 rodadas, a equipe rubro-negra esteve somente nas rodadas 15 e 16 fora do grupo de acesso e desde a 24ª rodada liderança a competição de maneira ininterrupta. O Vitória esteve na ponta da tabela em 25 das 36 oportunidades.
Leão sai da Série C para a Série A
O Rubro-negro baiano volta a elite nacional após seis depois. Após ser rebaixado à Série B em 2018, o Vitória chegou a disputar a Série C, em 2022. Sob a gestão do presidente Fábio Mota, conquistou dois acessos consecutivos e retorna à Primeira Divisão em 2024.
Como fica a classificação
Com o resultado, a equipe comandada pelo técnico Léo Condé, líder absoluta da competição, chegou aos 69 pontos, matematicamente garantido na Série A e muito perto do título da Segundona. O Novorizontino, com 57 pontos, é o sétimo, ainda com chances de lutar pelo acesso.
Próximos compromissos
O Vitória volta a jogar no próximo sábado (18), quando receberá o Sport, no Barradão, em Salvador. Um dia antes, na sexta-feira (17), o Novorizontino visitará o já rebaixado Londrina, fora de casa.
Principais lances do jogo
Novorizontino e Vitória fizeram um primeiro tempo equilibrado, mas com a equipe paulista apresentando maior volume de jogo e imposição. O time da casa abriu o placar aos 19 minutos, com Geovane, após rebate do goleiro Lucas Arcanjo em chute de longe de Rômulo.
O Leão teve duas oportunidades de empatar o jogo, aos 25 e 42 minutos, com Matheusinho e Léo Gamalho, respectivamente. Mais perigoso, o Novorizontino perdeu também duas chances, mas de ampliar, com Ronaldo e Marlon, aos 46 e 48 minutos, com finalizações que passaram muito perto do gol. O castigo do Tigre veio aos 49 minutos, quando Zeca cruzou para o centroavante Léo Gamalho receber na área e deixar tudo igual: 1 a 1.
Após o gol, Gamalho acabou substituído no intervalo reclamando de dores no joelho direito. O zagueiro João Victor foi acionado. Outra mudança no Leão foi a saída de Giovanni Augusto para a entrada de Mateus Gonçalves. Apesar das mudanças, o Vitória seguiu cedendo espaços para o Novorizontino.
A equipe do técnico Eduardo Batista seguiu desperdiçando chances de marcar. Aos 12, Douglas Baggio bateu por cobertura da entrada da área e acertou o travessão. No minuto seguinte, novamente Douglas Baggio mandou raspando a trave.
Aos 37, o lance do jogo. Felipe Marques recebeu passe em profundida, avançou sozinho, entrou na área e, de frente com Lucas Arcanjo, parou no paredão rubro-negro. O goleiro saiu comemorando. Era a defesa da confirmação do acesso do Leão à Primeira Divisão.
A festa rubro-negra foi sacramentada nos acréscimos. Aos Zé Hugo foi derrubado na área por Georgemy. Pênalti que Welder cobrou e marcou: vitória do Vitória, acesso e título encaminhado. Pode comemorar, torcedor rubro-negro.
Novorizontino 1 x 2 Vitória
Novorizontino
Georgemy; Ligger (Bryan Borges), César Martins e Adriano; Rômulo (Felipe Marques), Marlon, Geovane e Willean Lepo (João Afonso); Roberto (Reverson), Douglas Baggio e Ronaldo (Rodolfo). Técnico: Eduardo Baptista.
Vitória
Lucas Arcanjo; Zeca, Camutanga, Wagner Leonardo e Matheusinho; Matheus Trindade, Dudu e Giovanni Augusto (Mateus Gonçalves); Osvaldo (Zé Hugo), Léo Gamalho (João Victor) e Iury Castilho (Welder). Técnico: Léo Condé.
Gols
Geovane (19min1T), para o Novorizontino; Léo Gamalho (49min1T) e Welder (53min2T), para o Vitória.
Cartões amarelos
Ligger, Roberto, Geovane, para o Novorizontino.
Motivo: 36ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Data e horário: 12 de novembro de 2023 (domingo), às 18h (de Brasília).
Local: Jorge de Biasi, em Novo Horizonte.
Árbitro: Alisson Sidnei Furtado (TO).
Auxiliares: Fábio Pereira e Cipriano da Silva Sousa (ambos de TO).
Árbitro de vídeo:Carlos Eduardo Nunes Braga (RJ).