O venezuelano Jesus Valenzuela será o árbitro da final da Copa Sul-Americana entre Fortaleza e LDU-EQU. O jogo será no próximo sábado (28), às 17h (de Brasília), no estádio Domingo Burgueño, na cidade de Maldonado, região de Punta del Este, no Uruguai.
Ele será auxiliado por Jorge Urruego e Tulio Moreno, ambos da Venezuela. O árbitro de vídeo principal será o argentino Jorge Baliño, com Hector Paletta, Ezequiel Brailovsky e Silvio Trucco, todos da Argentina, como auxiliares na sala de vídeo do VAR.
Valenzuela apitou dois jogos do Fortaleza em 2023, ambos pela Copa Libertadores: o 4 a 0 sobre o Deportivo Maldonado na Arena Castelão, em 2 de março, e a derrota por 2 a 1 para o Cerro Porteño no Paraguai, dia 16 de março. O Leão foi eliminado na fase preliminar e migrou da Libertadores para a Copa Sul-Americana.
Não há registro de jogo comandado de Valenzuela da LDU na temporada. A comissão de arbitragem da Conmebol o considera, hoje, um dos melhores árbitros do quadro, e ele estava cotado para apitar a final da Copa Libertadores entre Fluminense e Boca Jrs-ARG dia 4 de novembro, no Maracanã. O favorito agora é o colombiano Wilmar Roldán.