O Fortaleza vai ter que esquecer a má sequência no Campeonato Brasileiro, com três derrotas seguidas, para enfrentar nesta terça-feira (1) o Libertad, às 19h (de Brasília), em Assunção-PAR, no jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana. O objetivo, afinal, é importante.
Se passar pelos paraguaios, o Fortaleza alcançará as quartas de final e terá feito sua melhor campanha em uma competição continental - o jogo de volta será no dia 8 de agosto, na Arena Castelão, na capital cearense.
A Sul-Americana de 2023 é o quarta participação em um torneio da Conmebol na história do clube. A primeira foi em 2020, também a Sul-Americana, e a eliminação foi logo na primeira etapa, para o Independiente-ARG - o regulamento na época era diferente e não havia a fase de grupos.
Em 2022, o Fortaleza estreou na Copa Libertadores, a elite do continente. Entrou direto nos grupos, e avançou em segundo em uma chave com o tradicional River Plate-ARG, o Colo Colo-CHI e o Alianza Lima-PER. Caiu nas oitavas, para outro habitué da Libertadores: o Estudiantes de La Plata-ARG.
A reação do Leão no Brasileirão do ano passado, saindo da lanterna até a 8ª colocação, garantiu novamente uma vaga na Libertadores, mas começando na fase preliminar, chamada no Brasil de “Pré-Libertadores”. O time primeiro passou pelo Deportivo Maldonado-URU, mas caiu na sequência para o Cerro Porteño-PAR, na etapa que antecedia a chegada aos grupos.
Isso fez com que o Fortaleza migrasse para a Copa Sul-Americana, onde avançou para as oitavas de final como líder de uma chave que tinha outro clube argentino tradicional, o San Lorenzo.
"É uma competição diferente, temos que analisar o adversário e tomar decisões. Vamos ter um time forte”, disse o técnico Juan Pablo Vojvoda.
O time
Vojvoda pode fazer mudanças na equipe, principalmente no setor ofensivo. O atacante Silvio Romero pode aparecer no comando do ataque - ele tem sido usado preferencialmente na competição sul-americana.
Há uma possibilidade de o lateral-direito Tinga retornar de lesão, o que faria o zagueiro Brítez voltar a sua posição de origem, no miolo da zaga, ao lado de Titi. No meio de campo, Zé Welison deve formar a dupla de volantes com Caio Alexandre, e Yago Pikachu pode aparecer como opção mais adiantado.
O Libertad foi o campeão do torneio apertura do Campeonato Paraguaio, que terminou em junho, com dez pontos à frente do vice-campeão, o Cerro Porteño-PAR (51 a 41). E já lidera o torneio clausura, com 12 pontos e 100% de aproveitamento após quatro rodadas.
Libertad-PAR x Fortaleza
Libertad
Martín Silva; Iván Ramírez, Luis Cardozo, Nestor Gimenez e Camilo Mayada; Antonio Bareiro, Rubén Lezcano, Cristian Riveros e William Mendieta; Roque Santa Cruz e Enso González. Técnico: Daniel Oscar Garnero
Fortaleza
João Ricardo; Tinga (Dudu), Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Caio Alexandre, Zé Welison e Pochettino (Yago Pikachu); Marinho, Silvio Romero (Lucero) e Thiago Galhardo. Técnico: Juan Pablo Vojvoda
Motivo: jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana
Data e horário: 1º de agosto de 2023, às 19h (de Brasília)
Local: Estádio Defensores del Chaco, em Assunção-PAR
Árbitro: Alexis Herrera-VEN
Auxiliares: Lubin Torrealba-VEN e Alberto Ponte-VEN
Árbitro de vídeo: Yadir Acuña-COL
Transmissão: Paramount+