Participe do canal e receba as notícias do Fortaleza no WhatsApp

Fortaleza deixa Z4 após 26 rodadas e fica perto de garantir permanência na elite

Com quatro vitórias seguidas, Leão do Pici chegou aos 43 pontos e depende apenas de si para não ser rebaixado

Jogadores do Fortaleza comemoram gol sobre o Corinthians

O Fortaleza viveu uma noite simbólica nessa quarta-feira (3). A vitória por 2 a 1 sobre o Corinthians, na Arena Castelão, combinada com as derrotas de Internacional e Vitória para São Paulo e RB Bragantino, respectivamente, colocou fim a uma sequência de 26 rodadas consecutivas do clube na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

O Leão do Pici entrou no Z4 ainda na 11ª rodada e, desde então, oscilou entre as últimas posições. Agora, a uma rodada do fim, o Fortaleza aparece em 16º lugar, com 43 pontos, um a mais que o Vitória (17º) e dois acima do Inter (18º).

A arrancada recente, que inclui nove jogos de invencibilidade e quatro vitórias seguidas, recolocou o time na briga pela permanência após um cenário que parecia irreversível: em determinado momento, projeções da UFMG apontavam 95% de risco de rebaixamento.

Leia também

Sob comando do técnico Martín Palermo, o Leão depende apenas de suas próprias forças para permanecer na elite, onde está desde 2019, após conquistar o título da Série B no ano anterior.

Na última rodada, o Fortaleza encara o Botafogo. Um triunfo garante a permanência. Em caso de empate ou derrota, o time precisará torcer por um tropeço do Vitória diante do São Paulo, no Barradão, e do Internacional contra o RB Bragantino, no Beira-Rio.

Mesmo que termine empatado em pontos com o Vitória, o Fortaleza leva vantagem no número de vitórias: são 11 contra 10 do clube baiano.

A partida entre Botafogo e Fortaleza, pela 38ª rodada do Brasileirão, está marcada para este domingo (7), às 16h (de Brasília), no Estádio Nilton Santos, o Engenhão, no Rio de Janeiro.

Lincoln Oriaj é correspondente da Itatiaia em Salvador e cobre o futebol do Nordeste. Além de contar histórias sobre o esporte na Bahia, possui experiência com cobertura de grandes festas como Carnaval e São João. Antes da Itatiaia, fez a ASCOM do Botafogo/BA e colaborou em TVE, ge.globo e Jornal A TARDE.

Ouvindo...