A última rodada da
Série A do Campeonato Brasileiro reserva fortes emoções na briga contra o rebaixamento. De acordo com dados do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), cinco clubes tentam se salvar das duas últimas vagas na zona da degola.
O
Internacional, 18º colocado com 41 pontos, é quem corre mais risco de queda: 77,6%. O número representa um crescimento de
36,8 pontos percentuais em relação à última amostra. O Colorado foi goleado pelo São Paulo por 3 a 0 na 37ª rodada e se complicou na competição.
Logo na sequência, aparecem
Vitória (17º), com 65%,
Fortaleza (16º), com 35%, e
Ceará (15º), com 20,3%. Leão da Barra e Vozão perderam para RB Bragantino e Flamengo, respectivamente, enquanto o Tricolor do Pici bateu o Corinthians na rodada.
Já o
Santos (14º) contou com o brilho de Neymar para golear o Juventude por 3 a 0 diminuir consideravelmente o risco de rebaixamento. Antes com 51,4% de probabilidade de queda, o Peixe agora tem somente 2%.
Vale lembrar que
Juventude e
Sport, vice-lanterna e lanterna, respectivamente, já estão rebaixados.
E o Atlético?
O
Atlético tem 45 pontos e, para cair de divisão, precisa de uma combinação improvável de resultados. O Galo teria que perder para o Vasco na última rodada e ver Santos, Ceará, Fortaleza e Vitória vencerem - este último ainda teria que tirar uma diferença de 12 gols de saldo.
A Universidade Federal de Minas Gerais considera o Alvinegro com 0% de risco de queda.
Risco de rebaixamento de cada time*
- Sport - 100%
- Juventude - 100%
- Internacional - 77,6%
- Vitória - 65%
- Fortaleza - 35%
- Ceará - 20,3%
- Santos - 2%
*Demais equipes não correm mais risco de serem rebaixadas, segundo a UFMG
Última rodada do Brasileirão
A última rodada do Brasileirão será realizada no próximo domingo (7), às 16h (de Brasília). Veja, abaixo, os jogos dos candidatos ao rebaixamento.
- Santos x Cruzeiro - Vila Belmiro, em Santos
- Ceará x Palmeiras - Arena Castelão, em Fortaleza
- Vitória x São Paulo - Barradão, em Salvador
- Botafogo x Fortaleza - Nilton Santos, no Rio de Janeiro
- Internacional x RB Bragantino - Beira-Rio, em Porto Alegre