Entre as derrotas para o Bragantino, em 22 de junho, e Cuiabá, neste domingo (6), o Flamengo venceu três jogos e empatou três vezes pelo Brasileirão. As partidas citadas, contudo, despertaram a mesma preocupação para Jorge Sampaoli: a falta de competividade do time em partidas da Série A. Na visão do treinador, é urgente que haja uma mudança de mentalidade entre os jogadores do Rubro-Negro.
"É um aspecto competitivo que o time tem que melhorar. Obviamente as coisas mudam muito nas diferentes competições. Nos jogos eliminatórios o time está mais conectado, mais decisivos, mais protagonistas. Hoje o time fez um primeiro tempo muito fraco, sem vontade, sem paixão”, afirmou Jorge Sampaoli, após a derrota por 3 a 0 na Arena Pantanal, neste domingo (6), antes de completar.
“O Brasileiro, para mim, é o torneio mais importante. Em todas as vezes que vim ao Brasil, estive perto, mas não conquistei. Temos que mudar rápido a cabeça dos jogadores porque é uma competição que não podemos demorar a prestar atenção. Caso contrário, será cada vez mais difícil”, finalizou o técnico.
Quando o Flamengo perdeu por 4 a 0 para o Bragantino, em São Paulo, o diagnóstico de Sampaoli foi parecido. “O time tem que reagir rapidamente, mas vinha de dez jogos sem perder e com muitas vitórias. A passividade do time me preocupa muito. As análises coletivas e individuais também são de minha responsabilidade”, afirmou Sampaoli em 22 de junho, que havia sido a última derrota do Santos.
“Surpreso com o que aconteceu porque o time perdeu duelos, perdeu a bola desnecessariamente e praticamente não esteve em campo. É difícil quando acontece isso”, concluiu o treinador, à época.
Diante deste cenário, o Flamengo segue como segundo colocado do Brasileirão, com os mesmos 31 pontos de Fluminense, Palmeiras e Bragantino. De todo modo, está distante do líder Botafogo, com 43 pontos. Por outro lado, o Rubro-Negro vive boas situações na Copa do Brasil e da Libertadores.
Nesta quinta (10), o time de Sampaoli enfrenta o Olimpia-PAR, em Assunção, no jogo de volta das oitavas de final da Libertadores. Na ida, no Maracanã na última quinta, o Flamengo venceu por 1 a 0.
Na Copa do Brasil, a vitória por 2 a 0 sobre o Grêmio, na ida da semifinal em Porto Alegre, deixou o Flamengo próximo da decisão. A partida decisiva será no dia 16 de agosto, no Maracanã.
Vale lembrar que o Rubro-Negro é o atual campeão da Copa do Brasil e da Libertadores, títulos conquistados em 2022 sob comando de Dorival Júnior.