O Atlético está fora da Copa do Brasil. Quem avançou às quartas de final foi o Corinthians diante de mais de 40 mil torcedores nesta quarta-feira (31), na Neo Química Arena, em São Paulo. No tempo normal, o Timão devolveu os 2 a 0 sofridos no Mineirão e levou a decisão para os pênaltis. Os gols foram de Matheus Bidu e Róger Guedes. Nas cobranças alternadas, Hulk, Edenilson e Battaglia desperdiçaram para o Galo, viram o Corinthians vencer por 3 a 1 e confirmar a classificação.
No tempo normal, o Galo teve momentos de apatia e não conseguiu se impor diante do Corinthians. Empurrado pela torcida, o time de Vanderlei Luxemburgo fez a sua parte e conquistou o placar necessário para ir às penalidades.
No primeiro tempo, apesar do começo estudado, quem dominou foi o Corinthians. Escalado com três zagueiros, o time dono da casa pressionou. O Atlético, com cinco mudanças no time titular, não conseguiu se encontrar taticamente. O revés parcial de 1 a 0, com gol marcado por Matheus Bidu, saiu barato para os mineiros.
O Atlético esteve tão abaixo no primeiro tempo que Eduardo Coudet mexeu quatro vezes no intervalo. O Corinthians, carregado pela torcida na Neo Química Arena, pouco sentiu as mexidas de “Chacho”.
A pressão corintiana seguiu. O Atlético não conseguiu se encontrar e viu duas bolas na trave antes de Róger Guedes, numa jogada que Zaracho não acreditou, fazer o dele na famosa “Lei do Ex": 2 a 0.
Com 2 a 0 no placar, a decisão ficou para os pênaltis e melhor para o Timão. Hulk, Edenilson e Battaglia perderam as cobranças. No Corinthians, apenas Yuri Alberto errou, e a classificação ficou com o time paulista.
Com a classificação, o Corinthians espera o sorteio da Copa do Brasil para definir quem será o próximo adversário. O evento será na próxima terça-feira (6/6).
Demorou para engrenar, mas quando engrenou...
Os primeiros 15 minutos do jogo foram, à risca, estudados. Sem chances reais para nenhum dos lados. O primeiro lance de perigo, inclusive, veio aos 15, com o Corinthians. Lemos fez falta em Yuri Alberto, o Timão tentou jogada ensaiada, mas muito mal ensaiada. Falta parou na barreira.
Aos 18, no entanto, mais perigo! Fausto Vera e Fagner fizeram boa trama pela direita, o lateral cruzou no primeiro pau para Róger Guedes, que chegou testando com força, mas ela subiu demais e Éverson precisou apenas olhar.
Três minutos depois e quase a porteira foi aberta. Gil teve espaço e achou belo lançamento longo para Fagner, que recebeu nas costas dos zagueiros e finalizou com perigo, tirando tinta da trave do goleiro Éverson.
No lance seguinte, veio resposta do Galo! Paulinho driblou dois pela esquerda e encontrou Zaracho sozinho pela direita, que dominou, finalizou, e Matheus Bidu salvou. O desvio gerou escanteio.
Corinthians abre o placar
O Atlético fazia partida segura na defesa, com poucos erros e se concentrando em manter a linha defensiva bem postada, para não dar chances ao empolgado pela torcida, Corinthians.
Voltando após sete jogos sem atuar, titular, Otávio mostrou como tempo de bola faz diferença. Aos 34 minutos, o volante ia recuperando passe errado de Fagner, tocou muito forte para trás e lá estava Yuri Alberto, que ganhou do zagueiro Lemos e finalizou para defesa de Éverson. Renato Augusto pegou a sobra e cruzou para Matheus Bidu, livre na pequena área, empurrar para o gol de peito. 1 a 0.
Na sequência, quase veio o segundo gol que o Corinthians precisava. Renato Augusto cobrou escanteio, Yuri Alberto antecipou na primeira trave e finalizou de cabeça no travessão. Quase o segundo.
No final, dois lances de bola parada quase resultaram em gol dos donos da casa. Na cobrança de escanteio de Renato, a bola rebateu no zagueiro e ficou sem dono, na pequena área, até que Lemos afastou para a arquibancada.
Quatro substituições, poucas mudanças
Insatisfeito com o time que escalou, Eduardo Coudet promoveu quatro mudanças para a segunda etapa. Saravia, Dodô, Battaglia e Hulk vieram à campo. O Corinthians voltou igual.
O Corinthians, que seguia precisando dos gols, quase chegou ao segundo em mais uma bola parada. Yuri Alberto recebeu escanteio de Renato Augusto, cabeceou com força na trave de Éverson e no rebote, Fausto Vera finalizou com muita força, também no travessão. Ficou barato!
Aos 11 minutos, o Galo tentou responder. Hulk achou Paulinho na esquerda, que driblou Bruno Méndez e finalizou forte, em cima de Cássio.
Com 16 minutos no relógio, mais uma chance para o Corinthians. Renato Augusto achou lançamento espetacular nas costas de Lemos, Yuri Alberto recebeu, matou no peito e finalizou de esquerda para fora. Éverson já estava batido no lance.
Se o camisa 9 estava perdendo gols pelo Timão, o camisa 10 não desperdiçou. Róger Guedes acreditou em bola esticada no fundo por Matheus Bidu, driblou Zaracho, que não disputou até o final, e finalizou no canto de Éverson: 2 a 0 para o Corinthians.
Final eletrizante
Aos 35, Maycon, Adson e Matheus Bidu bolaram trama pela esquerda. O lateral se antecipou, o volante encontrou Adson, que cruzou com perfeição na cabeça de Fausto Vera. O camisa 5 subiu sozinho, mas testou nas mãos de Éverson. Sem mudanças no placar.
Se de um lado, foi quase, de outro, também! Guedes perdeu bola no meio campo, Pavón na correria encontrou Hulk, que girou, rolou para Paulinho sozinho, na frente da pequena área, finalizar por cima do gol. Quase o gol que daria a classificação ao Galo no tempo regulamentar!
Mesmo com perigo para os dois lados, o “tempo normal” terminou com 2 a 0 no placar e definido na disputa de pênaltis.
Cobranças de pênaltis
Hulk abriu a cobrança para o Atlético e viu Cássio voar para defender a batida cruzada. Fábio Santos, ex-Galo, deixou o dele. Na sequência, Edenilson e Yuri Alberto desperdiçaram as cobranças.
Pelo Galo, Paulinho deixou o dele, o primeiro certo. Fausto Vera seguiu o relator e colocou o Corinthians na frente. Battaglia isolou a que tinha direito e deixou com Maycon a responsabilidade de matar o confronto. Bola de um lado, goleiro do outro. Atlético eliminado e Corinthians avança.
Próximos compromissos
Agora, o Atlético “vira a chavinha” e foca no clássico contra o Cruzeiro, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto está marcado para este sábado (3/6), às 18h30 (de Brasília).
Já o Corinthians também vira as atenções ao Brasileirão, e faz a mesma viagem que o Galo, para Minas Gerais, em duelo que enfrentará contra o América. O jogo está marcado para sábado (3), às 18h30 (de Brasília).
Corinthians 2 x 0 Atlético
Corinthians
Cássio; Bruno Méndez, Gil e Murillo (Caetano, 48min 2ºT); Fagner, Fausto Vera, Maycon, Renato Augusto (Adson, 22min 2ºT) e Matheus Bidu (Fábio Santos; Róger Guedes e Yuri Alberto. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Atlético
Everson; Mariano (Saravia, 1min 2ºT), Nathan Silva, Lemos e Patrick (Dodô, 1min 2ºT); Otávio (Battaglia, 1min 2ºT), Zaracho, Igor Gomes (Edenilson, 47min 2ºT), Pavón; Paulinho e Vargas (Hulk, 1min 2ºT). Técnico: Eduardo Coudet
Motivo: Volta das oitavas de final da Copa do Brasil
Data e horário: 31 de maio de 2023 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio-GO
Auxiliares: Bruno Boschillia-PR e Victor Hugo Imazu dos Santos-PR
Árbitro de vídeo: Rodrigo de Nunes Sá-RJ
Gols: Matheus Bidu (34min 1ºT); Róger Guedes (20min 2ºT); do Corinthians
Cartões Amarelos: Matheus Bidu (38min 1ºT), do Corinthians; Paulinho (35min 1ºT); Rubens (12min 2ºT); Hulk (25min 2ºT); , do Atlético