O Goiás inicia a disputa da Série A do Campeonato Brasileiro em situação delicada. A eliminação na segunda fase da Copa do Brasil, para o Águia de Marabá, e o vice-campeonato do Estadual - derrota para o arquirrival Atlético-GO -, decretaram o fim da ‘era Guto Ferreira’.
Até aqui, o clube esmeraldino não conseguiu contratar novo treinador. Tanto que a estreia no Brasileiro, no sábado (15), às 18h30, diante do Athletico-PR, na Arena da Baixada, deverá ter o interino Emerson Ávila no comando.
O Goiás inicia a competição com o mesmo objetivo da última temporada: se manter na elite do futebol nacional. Em 2022, o clube foi além e ainda beliscou uma vaga na Copa Sul-Americana. O novo comandante terá a missão de acalmar o ambiente para garantir uma temporada sem sustos.
Nome do clube: Goiás Esporte Clube
Posição no último Brasileiro: 13º
Desempenho no Estadual 2023: vice-campeão (17 jogos, 13 vitórias, dois empates e duas derrotas - 76,47% de aproveitamento)
Técnico: Guto Ferreira
Artilheiro em 2023: Nicolas (8 gols)
Destaque: Tadeu (goleiro)
Principais reforços para o Brasileiro: Edu, Eduardo Thuram (zagueiros); Bruno Santos (lateral-direito); Bruno Melo e Sander (laterais-esquerdos); Zé Ricardo, Willian Oliveira, Felipe (volantes); Carlos Maia (meia); Matheus Peixoto, Gabriel Novaes, Diego Gonçalves, Alesson, Philippe Costa, Fernandinho (atacantes).
Elenco
Goleiros: Tadeu, Marcelo Rangel, Matheus Alves e Ezequiel
Zagueiros: Eduardo Thuram, Edu, Lucas Halter, Sidimar e Heron
Laterais: Bruno Santos, Bruno Melo, Sander, Maguinho, Apodi e Hugo
Volantes: Morelli, Zé Ricardo, Willian Oliveira, Felipe Ferreira, Jhonny Lucas e Nathan Melo
Meio-campistas: Guilherme, Ariel, Alan, Palacios, Carlos Maia, Matheusinho, Felipe Bastos e Diego
Atacantes: Matheus Peixoto, Gabriel Novaes, Philippe Costa, João Filho, Alesson, Diego Gonçalves, Breno Herculano, Pedro Junqueira, Luiz Felipe, Lucas Emmanuel, Vinícius e Nicolas.
Análise de jornalista local
Victor Pimenta, setorista do Goiás no site Mais Goiás.
“O Goiás chega para a Série A com muitas dúvidas, a começar no banco de reservas. A equipe que recentemente demitiu Guto Ferreira, vai em busca de um treinador antes do começo da competição. Nomes foram sondados, mas a única certeza é que quem comanda o time contra o Athletico Paranaense é Emerson Ávila, auxiliar fixo do clube.
Alguns reforços chegaram antes do início da competição, como Morelli, volante que se destacou pelo Maringá-PR, Ariel, que se destacou pelo Anápolis-GO e Guilherme Marques, meia que estava sem clube. O grande destaque é Tadeu, o goleiro que tem ajudado a equipe esmeraldina desde 2019. O elenco ainda conta com o experiente Sander, além da polivalência de Dieguinho e no ataque a briga promete entre Nicolas e Matheus Peixoto pela titularidade”.
Qual será a briga do Cuiabá na Série A?
Palpite dos comentaristas da Itatiaia:
Edu Panzi: briga contra rebaixamento
Emerson Romano: briga contra rebaixamento
Léo Figueiredo: briga contra rebaixamento
Heverton Guimarães: briga contra rebaixamento
Alê Oliveira: briga contra rebaixamento
Nathalia Fiuza: briga contra rebaixamento
Alexandre Simões: briga contra rebaixamento