Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Saiba horário e onde assistir a final do Miss Universo neste sábado

Maria Brechane, de 19 anos, representa o Brasil no concurso

Maria Brechane representa o Brasil no Miss Universo

Maria Brechane representa o Brasil no Miss Universo

Lufe Torres | Divulgação | Miss Universo Brasil

Miss Universo 2022, a norte-americana R’Bonney Gabriel repassa a faixa e a coroa neste sábado (18), na Arena José Adolfo Pineda, em São Salvador, em El Salvador, país da América Central - confira horário e saiba onde assistir abaixo. Ao todo, 85 misses competem pelo título. O Brasil é representado pela gaúcha Maria Brechane, de 19 anos, que tem se destacado no concurso.

Com nove vitórias, os Estados Unidos (EUA) é o país com mais títulos de Miss Universo, sendo a primeira campeã Miriam Jacqueline Stevenson, em 1954. Na sequência, aparece a Venezuela com sete vitórias, sendo a mais recente com Stefanía Fernández, em 2009.

Para completar o TOP 3, Porto Rico assume a terceira posição com cinco coroas no total - a última campeã foi Zuleyka Jerris Rivera, em 2016.

Já o Brasil teve apenas duas misses universo. A primeira foi a gaúcha Ieda Maria Vargas (1963) e a segunda a baiana Martha Vasconcellos (1968). Caso Maria Brechane vença, ela quebrará um jejum de 55 anos do país no Miss Universo.

Neste ano, o concurso será histórico. Pela primeira vez, uma miss paquistanesa competirá pela faixa, duas mulheres trans subirão ao palco juntas e uma mulher plus size - que tem sido ovacionada pelo público - pode levar a coroa.

Quem representa o Brasil?

O Brasil é representado pela gaúcha Maria Brechane, de 19 anos, que foi eleita no dia 8 de julho em São Paulo. A jovem estudante de jornalismo possui projeto social voltado para a inclusão de pessoas surdas e é trilíngue.

A brasileira pode vencer?

Maria Brechane conta que se preparou a vida toda para este momento. Para missólogos, a classificação da miss é certa na competição e, caso ela pegue o microfone, vai deixar a final difícil para as concorrentes. Afinal, ela se destaca por sua habilidade de comunicação e conexão com as pessoas.

Qual foi a última vez que o Brasil chegou perto da vitória?

O Brasil chegou perto da vitória no Miss Universo 2020, quando a gaúcha Júlia Gama, à época com 27 anos, dificultou para as concorrentes. Até hoje, a derrota dela para a mexicana Andrea Meza é contestada. Atualmente, a brasileira, que ficou em 2º lugar no concurso, mora no México e já participou de dois reality shows da Telemundo - TV norte-americana de língua espanhola.

Que horas começa o Miss Universo 2023?

No Brasil, a final, que é no sábado (18), será transmitida a partir das 22h.

Onde assistir? O concurso será exibido no Brasil?

A final será transmitida no Brasil apenas pelo canal oficial do Miss Universe no Youtube.

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.
Leia mais