Ouvindo...

Paquistão terá representante no Miss Universo pela primeira vez na história

Miss paquistanesa não usará hijab e desfilará de maiô no concurso

Erica Robin representa o Paquistão no Miss Universo

A modelo Erica Robin, de 25 anos, entrou para a história como a primeira paquistanesa a concorrer pela coroa de Miss Universo 2023 - lá fora estão chamando a novidade de “inclusão global”. Ao ser eleita, a miss precisou lidar com algumas críticas do país em que nasceu, isso porque ela não representa os 96% de muçulmanos que lá residem por se identificar como cristã. No concurso, ela não usará hijab - lenço usado para cobrir a cabeça por algumas mulheres muçulmanas e que é obrigatório em alguns países.

Erica disse que sempre acompanhou o Miss Universo quando era mais jovem e que agora carregar a faixa do país no concurso é a certeza de que “nada é impossível”. Segundo ela, o objetivo de participar do evento é ser o início de “uma boa mudança e transformação.”

No início de outubro, ela comentou em entrevista à BBC sobre as críticas que tem recebido, principalmente, dos homens do seu país. "É um prazer representar o Paquistão. Mas não sei por que há raiva. Acho que é porque vou andar de maiô em uma sala cheia de homens”, declarou.

Em 72 anos, esta é a primeira vez que o Miss Universo terá uma representante do país. Ela recorda que durante a segunda etapa da seletiva do Miss Paquistão, que foi realizada por videochamada, os jurados a perguntaram o que ela gostaria de fazer pelo seu país. “Respondi que queria mudar a percepção de que o Paquistão é um país atrasado”, contou.

Erica foi escolhida como Miss Universo Paquistão entre cinco finalistas do concurso realizado nas Maldivas. A seletiva nacional foi realizada pela Grupo Yugen de Dubai, que também organiza os concursos Miss Universo Bahrein e Miss Universo Egito. Segundo a agência, o Miss Universo Paquistão teve um número “extremamente alto” de concorrentes.

Na próxima quarta-feira (15), acontece a etapa preliminar do concurso, que neste ano é realizado em El Salvador, país da América Central. No dia seguinte, as misses desfilam com seus trajes típicos. A final será no sábado (18).

Patrícia Marques é jornalista e especialista em publicidade e marketing. Já atuou com cobertura de reality shows no ‘NaTelinha’ e na agência de notícias da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt). Atualmente, cobre a editoria de entretenimento na Itatiaia.