Preta Gil anunciou neste domingo (23) que vai iniciar um novo tratamento para o câncer no intestino, que descobriu em janeiro deste ano. Os médicos da cantora decidiram substituir a quimioterapia pela radioterapia.
“A gente entra agora em uma nova fase do meu tratamento. Os meus médicos resolveram que eu não vou mais fazer a quimioterapia, que eu vou partir direto para a radioterapia. Então eu começo daqui uma semana. Essa semana agora será uma semana de exames e preparatórios para a radioterapia”, revelou a artista.
“Estou muito confiante e cheia de fé. Estou com muita força para lutar, para vencer esta batalha”, completou Preta. A artista ainda pediu por orações e energias positivas por parte do público, agradecendo as mensagens que tem recebido por parte dos fãs, amigos e familiares. “Não tenho outra opção a não ser lutar e é isso que eu estou fazendo”, adicionou.
Preta Gil recebeu, em janeiro deste ano, o diagnóstico de câncer no intestino. Desde então, ela tem compartilhado informações sobre o tratamento em vídeos publicados nas redes sociais. Além do novo tratamento, a cantora também contou que teve uma grande recuperação na última semana, que passou em casa com familiares e amigos.
Quimioterapia e radioterapia
Segundo informações do Hospital Israelista Albert Einstein, a quimioterapia é definida como “o tratamento de doenças por meio de substâncias químicas que afetam o funcionamento celular”. O tratamento é um dos mais populares contra o câncer e também pode ser utilizado para doenças autoimunes como esclerose múltipla e artrite reumatoide, além de casos de supressão de rejeições a transplantes.
Também de acordo com o hospital, a radioterapia é baseada no uso de diferentes formas de radiação ionizante. O tratamento pode ser utilizado para tratamento de câncer e doenças benignas. Diferente da quimioterapia, ela tem ação restrita à região de aplicação, provocando maior dano nas células tumorais, com a doença, do que às células normais.
(Sob supervisão de Lara Alves)