Ouvindo...

Marta, Rapinoe e mais: quem são as grandes estrelas desta Copa do Mundo Feminina

O Mundial terá início no dia 20 de julho, com Nova Zelândia e Noruega, às 4h (de Brasília)

Marta pela Seleção Brasileira

A partir do dia 20 de julho, a Austrália e a Nova Zelândia receberão a nona edição da Copa do Mundo Feminina. Pela primeira vez na história, 32 seleções disputarão o título do Mundial. Jogadoras experientes e jovens estarão presentes na competição. Dada a proximidade para o início do torneio, a Itatiaia fez uma lista com as principais estrelas para ficar de olho.

Marta - Brasil

A craque brasileira será a principal referência do Brasil para a Copa do Mundo. Além de já ter participado de cinco edições, a jogadora de 37 anos foi eleita seis vezes a melhor jogadora de futebol do mundo, sendo cinco delas de forma consecutiva. Marta também é a maior artilheira da Seleção Brasileira, além de ser a jogadora que mais marcou gols em Copas do Mundo.

A atacante saiu do CSA de Alagoas para iniciar a carreira no Vasco aos 14 anos. No Brasil, também tem passagens por Santa Cruz-MG e Santos. Na Europa, já jogou no Umea IK, Tyreso FF e FC Rosengard da Suécia. Nos Estados Unidos, passou pelo Los Angeles Sol, FC Gold Pride, New York Flash e desde 2017 joga no Orlando Pride.

Megan Rapinoe - Estados Unidos

Assim como Marta, Megan é referência no quesito experiência com três participações no Mundial. A atleta de 38 anos foi eleita a Melhor Jogadora do Mundo em 2019, ano em que os Estados Unidos conquistaram o bicampeonato da Copa Feminina. Durante a última edição, a atacante marcou seis gols e deu três assistências. Em 2012, Megan também integrou o elenco que venceu as Olimpíadas.

Desde 2013, a jogadora defende a camisa do OL Reign. Anteriormente, Megan também passou pelo Lyon, Seattle Sounders, Sydney FC, MagicJack, Philadelphia Independence e Chicago Red Stars. A atacante já anunciou a aposentadoria após o fim da temporada.

Lucy Bronze - Inglaterra

Atual campeã da Eurocopa e da Finalíssima, a Inglaterra conta com a zagueira Lucy Bronze, de 31 anos, para buscar seu primeiro título em Copas do Mundo após as participações de 2015 e 2019. Em 2020, a atleta foi eleita a Melhor Jogadora do Mundo pela FIFA.

A zagueira já representou grandes times do cenário mundial. Depois de passagens por Sunderland, Everton, Liverpool, Lyon, Manchester City, Lucy Bronze joga no Barcelona.

Alexia Putellas - Espanha

Nos últimos dois anos, Alexia Putellas foi eleita a Melhor Jogadora do Mundo pela FIFA. A meia-atacante de 29 anos busca recuperar a melhor forma física após sofrer uma ruptura de ligamento cruzado em 2021, além de tentar conquistar seu primeiro título de relevância pela Seleção Espanhola, após as participações em 2015 e 2019.

Desde 2013, Alexia defende o Barcelona. Anteriormente, a jogadora também passou pelo Levante e Espanyol.

Alexandra Popp - Alemanha

A estrela de 32 anos carrega a braçadeira de capitã da Seleção Alemã e fez parte do elenco que conquistou a Olimpíada de 2016 e o vice-campeonato da última Eurocopa. No Mundial deste ano, a atacante tenta conquistar seu primeiro título da Copa, e o terceiro da Alemanha.

Alexandra joga pelo Wolfsburg desde 2012, mas também tem passagens pelo FCR Duisburg e 1. FFC Recklinghausen.

Graduada em Jornalismo pela PUC Minas e repórter do portal Itatiaia Esporte. Cobre outras modalidades, especialmente vôlei.