Herói da Croácia na classificação sobre o Brasil na Copa, o goleiro Dominik Livakovic voltou a ser o centro das atenções do mundo ao defender a cobrança de Rodrygo, pelas quartas de final do torneio.
Após o empate sem gols no tempo normal e o confronto ter terminado 1x1 na prorrogação, a vaga foi decidida nos pênaltis, quando brilhou a estrela do croata.
Nas oitavas, o arqueiro pegou três batidas dos japoneses e foi o grande responsável pelo avanço dos europeus às quartas. Com as quatro defesas, ele igualou ao recorde do argentino Goycochea, em 1990, na Itália, e do compatriota Daniel Subasic, em 2018, na Rússia.
Livakovic, além de ter repetido o feito de Subasic neste Mundial, também salvou as cobranças nas mesmas fases da Copa, sendo três pênaltis defendidos nas oitavas e um nas quartas de final.
Titular do Dínamo de Zagreb, um dos maiores times da Croácia, Livakovic tem 27 anos e já desperta os olhares de gigantes europeus, como foi com o costarriquenho Keylor Navas, destaque do país na Copa do Mundo de 2014, no Brasil, que foi multicampeão anos depois com o Real Madrid.