Ele marcou na estreia da
Neste sábado (26), o craque argentino não foi exatamente brilhante, mas garantiu o triunfo sobre o México na segunda rodada do grupo C. A vitória também embolou a classificação, já que todos ainda podem se classificar às oitavas de final. Aos hermanos, um empate contra a Polônia pode bastar, mas aos Mexicanos, vencer a Arábia Saudita é obrigação.
O Jogo
O clima de tensão foi protagonista da primeira etapa. Tendo em vista o desespero da Argentina pela vitória, praticamente só os sul-americanos tiveram a posse de bola, mas não conseguiram incomodar o goleiro Ochoa porque a defesa mexicana se postou com grande eficiência.
Na tentativa de contra atacar, os mexicanos usavam a velocidade sobre a defesa argentina, mas também pouco exigiram de Emiliano Martinez. O primeiro tempo se desenhou apenas entre as intermediárias, com muitas faltas e alternâncias de posse. Os goleiros, entretanto, foram quase sempre espectadores durante os 45 minutos iniciais.
A pressão argentina foi ainda maior desde o começo da segunda etapa, em jogo que se tornou “ataque x defesa”. Com a marcação muito forte sobre Messi, Di Maria assumiu parte da responsabilidade pelas jogadas, mas foi o camisa 10 que desequilibrou - mais uma vez.
Aos 63', Messi recebeu a bola ainda na intermediária de ataque, e precisou apenas dominar para chutar no canto de Ochoa e abrir o placar no Lusail Stadium. A partir de então, a Argentina fez exatamente o que o México propôs no primeiro tempo: se defender.
Mesmo assim, a superioridade técnica continuou do lado argentino. Apesar da nova tática defensiva, os comandados de Scaloni seguiram dominando o jogo, até porque o México enfrentou muitas dificuldades para criar chances. Truncado e sem grandes emoções, o jogo acabou decidido por uma bola de quem mais se esperava que fosse o herói.
Ainda sobrou tempo para consagrar a vitória. Nos minutos finais, após cobrança curta de escanteio, Enzo Fernandez dominou, driblou e chutou com curva para definir o triunfo argentino e aumentar a confiança na busca pela classificação.
Argentina 2x0 México
Argentina: Emiliano Martinez; Montiel (Molina), Lisandro Martinez, Otamendi e Acuña, Guido Rodriguez (Enzo Fernández), Mac Allister (Palacios), De Paul e Di Maria (Romero); Lautaro Martinez (Álvarez) e Lionel Messi. Técnico: Lionel Scaloni.
México: Ochoa; Álvarez (Raul Jimenez), Araújo, Montes, Moreno e Gallardo; Luis Chavez, Hector Herrera e Guardado (Erick Gutierrez); Vega (Antuna) e Lozano (Alvarado). Técnico: Tata Martino.
Gols: Messi (18' 2T) e Enzo Fernandez (41' 2T) para a Argentina
Cartões Amarelos: Araujo, Erick Gutierrez, Héctor Herrera, Alvarado (México); Montiel (Argentina)
Cartões Vermelhos: --
Motivo: 2ª rodada da fase de grupos da Copa do Mundo - grupo C
Data: 26 de novembro de 2022 (sábado)
Horário: 16h (de Brasília)
Local: Estádio Lusail
Arbitragem: Daniele Orsato (ITA)
Assistentes: Ciro Carbone (ITA) e Alessandro Giallatini (ITA)
VAR: Massimiliano Irrati (ITA)