A Prefeitura de Tiradentes, no Campo das Vertentes, suspendeu as aulas da rede municipal de ensino após outras cidades fecharem as escolas devido à suspeita de infecção pela bactéria Streptococcus A. A informação foi divulgada pela administração municipal na manhã desta quarta-feira (25). Essa é a terceira cidade da região a suspender as atividades.
A secretaria de saúde informou, por meio de nota divulgada nas redes sociais, que a suspensão é válida até 30 de outubro. “Visando garantir a segurança de nossos alunos, profissionais e comunidade, as aulas nas escolas municipais e estadual serão suspensas nos dias 26 e 27 de outubro para a realização de desinfecção completa dos ambientes escolares”, disse a nota.
Mais cedo, a Prefeitura de Santa Cruz de Minas suspendeu, por tempo indeterminado, as aulas nas escolas da rede municipal da cidade, que tem pouco mais de 8 mil habitantes. O anúncio foi feito um dia após a Prefeitura de São João del-Rei suspender as aulas por conta do aumento de casos de crianças com sintomas de amigdalite, como febre, vômito, manchas ou erupções na pele.
Procurada pela Itatiaia, a Prefeitura de Santa Cruz de Minas informou que a decisão vale para a escolas da rede municipal. Os espaços vão passar por um processo de desinfecção nesse período.
São João del-Rei
Mais de 130 crianças foram atendidas na Upa de São João del-Rei em três dias — entre sábado (21) e terça-feira (25). Todas apresentando febre, ou vômito, ou manchas ou erupções na pele. Das crianças atendidas, quatro foram transferidas para outras unidades de saúde e outras duas aguardavam transferência. Os dados foram apurados pela reportagem da Itatiaia na cidade do Campo das Vertentes de Minas.
A Secretaria Municipal de Saúde investiga a morte de três crianças. O primeiro óbito ocorreu no dia 24 de setembro, o segundo óbito investigado foi registrado no dia 8 deste mês, e o terceiro, na última segunda (23). No entanto, a Vigilância Epidemiológica de São João del-Rei, afirma que ainda não existe comprovação do que pode ter provocado os óbitos, e que não há vínculo epidemiológico entre as crianças.
A Secretaria Municipal de Saúde confirma um caso de infecção com a bactéria Streptococcus A. Além disso, outras quatro estão internadas com sintomas de amigdalite (febre, vômito, manchas ou erupções na pele).
*Vanuza Resende- Afiliada da Itatiaia