Previsão do tempo: Minas tem tempo seco e onda de calor com temperaturas de 40°C

Belo Horizonte registrou dia mais quente do ano com temperatura máxima de 33°C nessa quarta-feira (24)

Belo Horizonte registrou dia mais quente do ano com temperatura máxima de 33°C nessa quarta-feira

A previsão do tempo para esta quinta-feira (24) em Minas Gerais é de sol forte, calor e baixos índices de umidade relativa do ar em todo o estado, por causa da atuação de uma extensa massa de ar seco e quente continental, conforme informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O tempo seco e quente deve persistir pelo menos até a próxima sexta-feira, com as temperaturas podendo chegar aos 40°C em localidades do Triângulo Mineiro, Noroeste, Norte, Zona da Mata e Jequitinhonha entre 5ª e 6ª feira.

Belo Horizonte registrou o dia mais quente do ano, nessa quarta-feira (23), na estação da Pampulha/BH com temperatura máxima de 33°C.

Acima dos 35°C

A maior temperatura máxima no estado de Minas Gerais, até o dia 23 de agosto, foi em Itaobim com 39,3ºC no dia 01/04/2023.

Belo Horizonte

A previsão do tempo para Belo Horizonte nesta quinta-feira (24), de acordo com a Defesa Civil, indica que o dia será de céu claro com temperatura elevada e tempo muito seco, à tarde. A temperatura mínima foi de 17,8°C, a máxima estimada é de 34°C e a umidade relativa mínima do ar em fica em torno de 15% à tarde.

Na regional Oeste, a temperatura mínima foi de 18,9°C com sensação térmica de 18°C, entre 3h e 4h. Na regional Pampulha, a temperatura mínima foi de 17,8°C com sensação térmica de 19,1°C, entre 5h e 6h.

A Defesa Civil alerta para temperatura eleva e tempo muito seco.

El Niño

Segundo os especialistas, o clima atípico do mês de agosto se deve a uma grande massa de ar quente e seco que se encontra sobre o Brasil. Essa massa, que eleva a temperatura, é formada por uma combinação do fenômeno meteorológico El Niño e do aquecimento global resultante das atividades humanas.

O Brasil não é um caso isolado. Os países do Cone Sul têm registrado recordes de calor em pleno inverno austral. As ondas de calor podem se tornar um fenômeno permanente no mundo devido às mudanças climáticas, alertou um especialista da ONU nessa quarta-feira (23).

Com informações da AFP

Jornalista graduada em 2005 pelo Centro Universitário Newton Paiva, com experiência em rádio e televisão. Desde 2022 atua como repórter de cidades na Itatiaia.

Ouvindo...