Ouvindo...

‘Distorções da realidade’ PM esclarece áudios falsos de sequestro de crianças em Belo Horizonte

Áudios com pessoas relatando que crianças seriam vítimas de crime em Santa Efigênia e na Savassi viralizam em grupos

Praça Floriano Peixoto, em Santa Efigênia

O tenente-coronel Flávio Santiago, chefe do centro de jornalismo da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), se posicionou sobre áudios falsos de supostas mães que relatam tentativa de sequestro de crianças na Praça Floriano Peixoto, no bairro Santa Efigênia, e em shoppings da Grande BH.

“Infelizmente, esses áudios começam a circular causando pânico. São distorções da realidade. Não existe nenhuma ocorrência e nenhuma necessidade de pânico. Falo em nome da corporação, exatamente para levar um alento e fazer com que as pessoas se conscientizem do mal que esse tipo de áudio pode ocasionar”, diz o tenente-coronel.

Babá registra ocorrência Polícia Civil vai investigar suposta tentativa de sequestro

Flávio Santiago pede ainda que as pessoas evitem compartilhar esse tipo de áudio.

Em um dos áudios, a suposta mãe relata que um homem tentou sequestrar o filho dela e uma outra criança na Praça Floriano Peixoto, que fica ao lado do quartel da PM.

Procuradas pela Itatiaia, a PM e a Guarda Municipal avaliam o áudio como falso.“A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) vasculhou seu sistema, observou câmeras de monitoramento, consultou o serviço de inteligência e não localizou nenhuma situação do gênero”, diz nota da PM, que pede ainda que as pessoas não espalhem pânico:

“A PMMG esclarece, ainda, que qualquer pessoa que vivencie ou tenha algum problema dessa envergadura, procure a instituição antes mesmo da produção/divulgação de áudios que criem situações que possam causar pânico desnecessário às pessoas”, destaca.

A Guarda Municipal também é categórica sobre o áudio que circula em grupos. “A informação é falsa, nada foi registrado pela PM e GCM e inclusive foram verificadas imagens do COP e nada foi identificado”, diz.

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.