A organização do Festival Sensacional!, marcado para o próximo sábado (24), no Parque Ecológico, na Pampulha, usou suas redes sociais para tranquilizar o público sobre o risco de infecção por febre maculosa e divulgar importantes informações sobre o local, cuidados e situação da doença em Belo Horizonte.
De acordo com a página, a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica realiza procedimentos essenciais para preservar o ambiente. Além disso, o local nunca foi fechado por conta da doença e, desde 2013, foi instalado um cercamento para impedir o acesso das capivaras, uma das principais hospedeiras do carrapato-estrela, transmissor da doença.
Por fim, a publicação ressalta que, até o momento, a capital mineira não registrou casos de febre maculosa há dois anos, e citou os cuidados do Parque com carrapatos em geral, sendo eles:
manutenção do gramado em níveis baixos, tornando o ambiente impróprio para a reprodução e camuflagem de carrapatos;
irrigação regular, dificultando a infestação;
acesso proibido de animais de estimação.
Segue o fio!
Festival Sensacional!
O festival, criado em 2010, visa valorizar a cultura local e promover a união das pessoas através da música. O evento está marcado para o próximo sábado (24), no Parque Ecológico na Pampulha, das 12h às 22h, com
A line do Sensacional! conta com nomes como: Gloria Groove, Valesca Popozuda, Marina Sena, Fundo de Quintal, Leci Brandão, Nação Zumbi e mais.
O que é a febre maculosa?
A febre maculosa é uma infecção causado por uma bactéria do gênero Rickettsia e é transmitida ao humano e outros animais a partir de picadas recorrentes do carrapato-estrela. Os principais sintomas são febre e mal-estar, mas a grande preocupação é a evolução da doença para uma febre hemorrágica, que costuma levar à morte.
Prevenção
A principal forma de prevenir a febre maculosa é evitar a picada do carrapato-estrela. Para isso, é preciso ficar atendo quando estiver em locais de vegetação ou em contato com animais que possam carregar esse aracnídeo.
O infectologista Leandro Curi orienta que as pessoas usem calças longas, botas e luvas quando estiverem em uma vegetação alta e, assim que perceberem a presença de um carrapato do corpo, ficar atento aos sintomas. Um médico deve ser consultado assim que os primeiros sintomas surgirem.
“A febre é transmitida da picada do carrapato-estrela e é preciso do carrapato faça o repasto, ou seja, fique sugando aquele sangue por muito tempo, várias horas. Ao mínimo sinal de carrapato encontrado no corpo, fique atento nas próximas próximos dias”, recomendo o médico.
Situação em Minas Gerais
Em 2023, Minas Gerais já teve nove casos confirmados de febre maculosa, sendo que dois evoluíram para óbito, ambos na cidade de Manhuaçu, na Zona da Mata Mineira. Em 2022 foram 27 casos confirmados e seis óbitos pela doença.
Conselheiro Lafaeite
Nos próximos dias, espera-se a divulgação do laudo que irá esclarecer a causa das mortes de Marcos Gabriel Lopes, de 23 anos, e Adriana Fernandes, de 25 anos, que apresentaram sintomas semelhantes de febre maculosa em Conselheiro Lafaiete. Marcos Gabriel faleceu no sábado, dia 10 de junho, enquanto Adriana perdeu a vida na terça-feira, dia 13. Ambos manifestaram manchas no rosto e pintas vermelhas pelo corpo, levantando suspeitas da doença.
Contagem
A febre maculosa é endêmica em Minas Gerais e já causou infecções me massa em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, há alguns anos. Na cidade, cerca de 300 imóveis e áreas de pasto na região do Distrito Nacional, perto do limite com Belo Horizonte, são monitorados para a presença dos carrapatos.