Agora no rádio...

Tiro de Meta

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas

Moradores de cidade da Grande BH denunciam falta de manutenção em postes: ‘insegurança’

Contrato da Prefeitura de Contagem com prestadora de serviços terminou em abril, atrasando a troca de lâmpadas; telefone 0800 para denúncias não estaria funcionando

Imagem mostra rua às escuras no bairro Novo Riacho

Moradores de vários bairros de Contagem, na região Metropolitana de Belo Horizonte, reclamam da falta de manutenção na iluminação pública da cidade. Segundo as denúncias, várias ruas estão às escuras, o que tem causado insegurança nos moradores.

De acordo com as denúncias, ruas de pelo menos dez bairros de regiões diferentes da cidade são afetadas pelo problema. Beatriz, moradora do bairro Eldoradinho, conta que há cerca de três semanas aguarda pela manutenção da iluminação dos postes da sua rua, que ficaram danificados após trabalhos da Cemig e de operadoras de internet.

“A Cemig fez um trabalho nos postes, aí ficamos sem internet. As operadoras vieram e solucionaram o problema, mas as luminárias foram queimadas. Já fizemos vários pedidos, mas a prefeitura sempre responde que não há previsão para que as luminárias sejam trocadas. Enquanto isso, seguimos pagando a taxa de iluminação pública, com a rua totalmente escura e o índice de assalto muito alto no bairro.”

A falta de reparo nas últimas semanas estaria sendo causada pelo fim do contrato entre a prefeitura e a empresa responsável pela manutenção dos postes públicos. O acordo venceu em abril e, desde então, a cidade ainda não assinou um novo contrato. Mas, segundo as denúncias, o problema com as lâmpadas dos postes teria começado em janeiro.

Mais reclamações

O artesão Joel Silva, morador do Jardim Vera Cruz, também reclama de lâmpadas apagadas em sua rua há cerca de três semanas. O morador tem enfrentando um longo caminho para fazer a denúncia: a prefeitura não dá prazo para o reparo, a ouvidoria pede que ele informe o número de protocolo, que, por outro lado, não foi repassado pelo Poder Público.

“Há falta significativa de iluminação durante a noite. Essa situação tem causado insegurança e torna a região propícia a ocorrências de roubos e outros incidentes.”

O problema chegou a afetar até um vereador da cidade, que reclamou da situação em um discurso no plenário da Câmara Municipal. O líder comunitário Marlon Neves, presidente da Associação Contagem Voluntária, reúne denúncias de moradores de muitos outros bairros, como Alvorada, Icaivera, Petrolândia e Tropical.

“Há meses os pedidos de trocas de lâmpadas deixaram de ser atendidos. São centenas de reclamações que eu já recebi, e a prefeitura sempre apresentando a mesma resposta.”

Uma outra reclamação do ativista é que o telefone 0800 usado pela população para solicitar a troca de lâmpadas não estaria funcionando há algum tempo.

Outro lado

Nas mensagens enviadas aos moradores, a Prefeitura de Contagem alega que os pedidos de reparos ainda estão em aberto, mas sem previsão de atendimento, já que o Executivo “está em um período de transição, aguardando a nova empreiteira iniciar as operações no município de Contagem”.

A Itatiaia procurou a Prefeitura de Contagem. Em nota, o Executivo informou que o 0800 está indisponível temporariamente por causa do furto do cabeamento de telefone, mas a população pode registrar reclamações no WhatsApp (31) 9 9524-2016, no e-mail pmciluminacontagem@gmail.com, e também nas oito administrações regionais.

Em relação ao novo contrato, a prefeitura informou que está finalizando os trâmites para a assinatura de um novo contrato de iluminação pública com serviços ainda mais abrangentes, como extensão da rede de iluminação e instalação de lâmpadas LED em todas as ruas. A expectativa é que o novo contrato seja assinado nos próximos 15 dias.

Por fim, a Prefeitura de Contagem afirma que “todas as solicitações apresentadas pelos moradores foram registradas e o atendimento será intensificado após a assinatura do novo contrato”.

Jornalista formado pela UFMG, com passagens pela Rádio UFMG Educativa, R7/Record e Portal Inset/Banco Inter. Colecionador de discos de vinil, apaixonado por livros e muito curioso.