O prazo para entrega da declaração anual de Imposto de Renda 2023 se encerra em menos de 20 dias. Mas antes mesmo do fim das entregas, muitas pessoas já estão ansiosas para outra coisa: o pagamento da
Como a Itatiaia já explicou, a restituição de IRPF é a devolução do valor pago a mais pelos contribuintes durante o ano-base da declaração. Os brasileiros pagam IR antecipadamente em várias operações durante o ano, como o desconto de IR no salário ou a tributação sobre investimentos. No ano seguinte, a Receita Federal avalia o valor pago na Declaração Anual de IRPF e, se o contribuinte pagou mais imposto do que deveria, ele recebe uma parte de volta, a restituição.
Como saber quando vou receber a restituição do imposto de renda?
A restituição do Imposto de Renda 2023 será paga em cinco lotes distribuídos entre os dias 31 de maio e 29 de setembro. Para descobrir quando você vai receber sua restituição do IRPF 2023, o contribuinte pode fazer a consulta pelo
Vale lembrar que o primeiro lote, que deve ser depositado no dia 31 de maio, contará com o público prioritário, como idosos a partir de 80 anos, pessoas com deficiência ou doença grave e aqueles cuja maior fonte seja o magistério. Quem entregou a declaração até quarta-feira (10) também poderá entrar no primeiro lote de restituição.
O prazo para a declaração do IRPF 2023 se encerra em 31 de maio. Até agora, 20 milhões dos quase 40 milhões de contribuintes esperados já prestaram contas ao fisco.