A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), responsável por definir as tarifas de cobrança de energia elétrica das concessionárias, realiza uma audiência pública, na próxima sexta-feira (17) para a proposta de revisão da tarifa da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). A reunião ocorre no auditório do Sistema Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), na Avenida do Contorno, 4456, bairro Funcionários. A audiência será presidida pelo Diretor da Aneel, Fernando Mosna.
A proposta da Aneel é de que a conta de energia seja reajustada em 11,98% para consumidores residenciais. No caso dos consumidores cativos (aqueles que não tem como escolher o fornecedor de energia elétrica), a Agência pede que o reajuste seja de 12,52% para os consumidores de baixa tensão e de 5,26% para os de alta tensão, ou seja, da indústria.
A audiência pública faz parte do processo de consulta pública, que é obrigatório, e reúne contribuições de usuários sobre o reajuste. O prazo final é 14 de abril.
De acordo com a Aneel, “os itens que mais impactaram nos cálculos foram a retirada dos componentes financeiros do processo anterior, além de custos com encargos do setor e transporte de energia”.
Ainda segundo a Agência, as novas tarifas entrarão em vigor no dia 28 de maio. A Cemig atende cerca de 9,1 milhões de unidades consumidoras localizadas em 774 municípios mineiros.