Ouvindo...

Pacientes denunciam falta de resposta de clínica odontológica que fechou as portas em BH: ‘liguei várias vezes’

O encerramento das atividades da Arcata, de forma repentina, revolta trabalhadores e pacientes

Pacientes e funcionários na porta da Arcata, na Savassi, na Centro-Sul

Pacientes e funcionários da Clínica Odontológica Arcata, que encerrou as atividades nesta quarta-feira (8), relatam angustia com a falta de respostas. O pagamento dos trabalhadores ocorreria hoje. Há unidades na Savassi, em Belo Horizonte, em Contagem e em Betim, ambas na Grande BH.

Uma cliente, que preferiu não se identificar, afirmou à Itatiaia que iniciou o tratamento em setembro do ano passado. Hoje, ocorreria a última sessão. “Ontem, a secretária me mandou uma mensagem perguntando se eu estava confirmada. Eu disse que sim. Eu até desmarquei um compromisso para ficar à disposição deles hoje”, lamenta.

Ela contou que já tentou contato com a clínica por meio de todos os canais disponíveis. “Liguei várias vezes, um dos números me bloqueou. Os outros parecem já estar desativados. Ninguém me deu uma posição”, relatou. O sentimento é de completo desamparo. “Eles foram monstros. Estou péssima, já chorei”, contou.

Na noite dessa terça-feira (7), a empresa enviou um comunicado aos clientes, fornecedores e trabalhadores dizendo que a clínica encerraria as atividades após 14 anos.

“Encerramos este capítulo da nossa história com a certeza de que fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para continuar”, disse.

Os funcionários foram surpreendidos com o fechamento, o que causou grande revolta. “Eu estava tentando entrar no meu sistema para trabalhar e já estava bloqueado. O sentimento que eu tive foi de muito desespero porque eu tenho conta pra pagar, não tenho salário, cuido da minha mãe e do meu pai”, disse a trabalhadora que preferiu não se identificar.

“A clínica faliu, viemos até a porta, tem vários pacientes chorando desesperados. A clínica deixou milhares de pacientes na mão”, acrescentou.

Covid-19 impactou negócio

A nota aponta que a odontologia foi uma das atividades econômicas mais atingidas pela crise da provocada pela pandemia de Covid-19: “Para se ter uma ideia, fomos impedidos de exercer nossa atividade durante vários meses, sem que os custos para a manutenção de nossa estrutura ou pessoal fossem interrompidos”, complementou.

Tal situação resultou na queda da arrecadação e, mesmo com a retomada das atividades, a empresa não conseguiu se recuperar.

“Com o retorno gradual das atividades, as imposições de restrições rígidas dos órgãos públicos à nossa atividade, embora necessárias naquela época de incertezas, impossibilitou a equalização das finanças do empreendimento, resultando em uma batalha árdua mas ao final inócua frente a inviabilidade econômica que se apresentou nos anos que se passaram”, informa a nota.

Contato

De acordo com a nota, os pacientes que possuem contratos ativos poderão entrar em contato com o e-mail administrativo@arcata.com.br para tratar da negociação para suspensão dos pagamentos.

A reportagem tentou entrar em contato com a Arcata e aguarda um posicionamento.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.