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Área de escape do Anel Rodoviário é usada pela 5ª vez e evita acidente

O ônibus de turismo que entrou na área de escape só foi retirado sete horas depois

Por volta de 09h30, o ônibus finalmente foi retirado

Após sete horas, o ônibus perdeu o freio e usou a área de escape do Anel Rodoviário de Belo Horizonte foi retirado na manhã desta segunda-feira (27). O incidente foi no sentido Vitória e não houve vítimas. Um reboque foi encaminhado para o local para retirada do ônibus que tinha 42 pessoas.

Segundo o motorista, que conversou com a reportagem da Itatiaia, ela passava na altura de um radar, por volta de 02h30, que fica na via, e percebeu que o freio não estava funcionando. Foi então que ele trafegou pela faixa da direita e conseguiu acessar a área do escape já em baixa velocidade, por isso, parou logo no início da faixa de contenção sem manobras bruscas.

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Se a área de escape chama atenção positivamente por ter funcionado pela quinta vez e negativamente pela demora de retirada dos veículos que a acessam.

Para o especialista em trânsito, Francisco Foureaux , é preciso ter uma agilidade, mas a demora se explica pela adaptação. “A área de escape está muito nova. É importante que a gente fique atento a isso, pois a área é boa solução, é uma boa alternativa, sobretudo para veículos pesados, mas que a gente cobre que não haja tanta demora na retirada, que pode acontecer outros acidentes”, disse.

Adaptação à área de escape

Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) confirmou o chamado e a ação para remoção, mas não fez menção ao tempo de retirada dos veículos. A reportagem apurou com fontes ligadas à Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) que à medida em que mais veículos utilizarem a área, melhor ficarão os procedimentos de remoção, e que no caso do ônibus a demora se deve a uma adaptação.

É a primeira vez que um ônibus usa a região, já que anteriormente o espaço foi utilizado apenas por caminhões e até por um jeep.

O objetivo da obra é evitar acidentes graves, especialmente os provocados por caminhões e carretas que trafegam na rodovia e apresentam problemas nos freios. A área é monitorada 24 horas por dia pela prefeitura (PBH).

Fabiano Frade é jornalista na Itatiaia. Cobre as pautas de cidades e geral, com dedicação especial à Central de Trânsito. Antes da rádio de Minas, passou pela Rádio Band News FM e também pela BTN, onde cobriu o trânsito para várias rádios de BH e Brasília.