Hotéis e hostels de Belo Horizonte registram mais de 90% de ocupação na semana do Carnaval. Segundo empresários e representantes do setor, durante o pré-Carnaval o movimento já tinha aumentado e, a
“Nós chegamos a 90% de ocupação, mas a gente acredita que esses últimos pacotes serão preenchidos nessa semana final. Comparada ao Carnaval de anos anteriores da pandemia nós observamos que esse ano demorou mais a preencher as reservas, mas vamos chegar também nos 100%. Então, o resultado final foi o mesmo, mas com o período mais curto de reserva e de última hora”, explica Flávio Sifuentes, proprietário de uma rede de Hostels em BH.
Silmara Oliveira, também proprietária de um Hostel na capital mineira, discorda de Flávio, e diz que as reservas superaram as expectativas e os quartos foram ocupados com mais rapidez do que o comum. Ela acredita que o motivo seja o fechamento de diversos estabelecimentos durante a pandemia e o aumento da demanda no feriado de Carnaval.
“As reservas estão realmente com uma demanda excelente. Supriu as nossas expectativas, até porque o Carnaval já é sempre muito esperado e procurado aqui em Belo Horizonte. Eu até creio que dessa vez encheu mais rápido, porque muitos hostels e hotéis fecharam depois da pandemia, infelizmente”.
Os proprietários hotéis de BH também estão satisfeitos com a demanda para o Carnaval. Segundo Paulo Cesar Pedrosa, Presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de BH e Região Metropolitana (SindiHBaRes), restam poucas vagas na capital mineira.
“As reservas para o Carnaval estão indo muito bem. Dos pequenos hotéis econômicos, 80% já estão lotados. Restam poucas vagas nos hotéis pequenos. Nos hotéis de três, quatro, cinco estrelas também a procura tá sendo muito grande. Diria que faltando uma semana para o Carnaval estava com 50 ou 60% de ocupação”.
Importância do Carnaval
Com mais de 5 milhões de foliões esperados, o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), Marcelo Souza e Silva, afirmou que o
O setor de hotelaria não é diferente. Para Paulo Cesar Pedrosa, Presidente do Sindicato dos Hotéis, o Carnaval é a principal festa de BH, que mais atrai turistas para a capital mineira.
“As expectativas do setor são boas, estão confirmando que nós estávamos prevendo. O carnaval de Belo Horizonte, hoje, é considerado o terceiro melhor do Brasil. Há 8 anos, 7 anos, não se falava de carnaval em Belo Horizonte. Hoje o carnaval, além da boa avaliação do folião, na questão de sanitários, questão de segurança, limpeza, a expectativa é muito boa. Uma arrecadação que pode superar os R$ 150 milhões. Belo Horizonte não tem bar, tem bar, e agora tem carnaval de rua”.