Ouvindo...

Ministério Público recomenda que Betim não autorize festas carnavalescas próximas a represa Várzea das Flores

Recomendação pretende proteger a preservação ambiental do local

Ministério alertou sobre riscos ambientais

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) enviou à Prefeitura de Betim uma Recomendação para não realizar festas de carnaval próximas a represa Várzea das Flores, entre os municípios de Betim e Contagem. A preservação ambiental do local é vista como prioridade para o órgão.

De acordo com o MP, estas atividades podem ser perigosos para sua integridade natural, podendo ocasionar em danos ambientais. A Polícia Militar aconselha uma fiscalização durante o período para evitar aglomerações.

A reunião de pessoas, invasões à orla e prática de esportes são consideradas situações de risco por possibilitar a produção de lixo, efluentes líquidos e resíduos sólidos, produção de fogo, supressão de vegetação e contaminação das águas do reservatório.

O Ministério Público realizou uma reunião virtual na última quinta-feira (26) para discutir as medidas necessárias para protegera orla a represa.

Procuradoria-Geral do Município de Betim, Secretaria de Meio Ambiente, Copasa, Guarda Municipal, Marinha do Brasil, Polícia Militar de Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros participaram da conferência.

Foi decidido que a prefeitura deverá controlar o acesso, além de desenvolver atividades educativas para a folia. Os órgãos participantes prestarão serviços no local:

Copasa: fornecimento de insumos aos órgãos de fiscalização que atuarão nos dias do feriado;

Polícia Militar: realização de blitz educativas;

Marinha: fiscalização do espelho d’água durante o Carnaval

Polícia Militar Ambiental: fiscalização durante os dias do feriado para coibir infrações e crimes ambientais;

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.