Subiu para 42 o número de cidades (veja lista abaixo) em situação de emergência por causa das chuvas que atingem Minas Gerais. Novo balanço, divulgado nesta quinta-feira (1°) pela Defesa Civil, aponta que duas pessoas morrem, 956 estão desabrigadas e 3.506 desalojadas.
Na cidade de Munhoz, uma forte chuva acompanhada de rajadas de vento, no dia 29 de novembro, atingiu um imóvel que estava abaixo do nível da rua. A casa foi alagada e teve danos generalizados. Não houve relatos de pessoas desabrigadas, mas quatro pessoas ficaram desalojadas, conforme informações da Defesa Civil.
Uma pequena comunidade da zona rural do Alto Rio Doce, Cajanga, foi atingida por forte cabeça d'água formada na cabeceira de um rio, com o aumento repentino do volume e da força da água, nessa quarta-feira (30). Houve quedas de barrancos em alguns pontos do rio, uma casa foi afetada e outras três vistoriadas pela Defesa Civil Municipal. Não houve relatos de desabrigados e nem desalojados no curso do rio.
Em Itabirito, um temporal na madrugada dessa quarta, atingiu a cabeceira do Córrego Carioca, que transbordou e invadiu algumas ruas da parte central da cidade. Conforme balanço da Defesa Civil, não houve desabrigados e nem desalojados.
Lista das cidades em situação de emergência
Alfenas
Capetinga
Aracitaba
Alto Rio Doce
Lassance
São João Del Rei
São Gonçalo do Sapucaí
Senador Firmino
Barbacena
Visconde do Rio Branco
Antônio Carlos
Muriaé
Urucânia
São sebastião da Vargem Alegre
Paula Cândido
Presidnte Bernardes
Guiricema
Cana Verde
Poço Fundo
Santa Rita de Caldas
Alpercata
Trê Corações
Nova União
Carandaí
Monte Santo de Minas
Piedade do Reio Grande
Capitão Enéas
Campos Gerais
Sacramento
Juruaia
Paiva
Açucena
Piraúba
Barão de Monte Alto
Cabo Verde
Silverânia
Muzambinho
Rio Piracicaba
Luisburgo
Uberaba
São João do Paraíso
Cajuri